domingo, 24 de novembro de 2013

Desodorante Natural



Quer aprender a fazer um desodorante natural em bastão sem produtos químicos? Você confere então essa receita simples dada pela professora Eliza Biazzi. Ótimo para quem tem algum tipo de alergia aos desodorantes comuns ou simplesmente busca uma alternativa natural para a pele!

 Ingredientes:

1/2 xícara de óleo de semente de uva (120 ml)
2 colheres (de sopa) de cera de abelha (20g)
1 colher de sopa de talco natural (10g)
10 gotas de óleo essencial de lavanda
10 gotas de óleo essencial de patchouli
5 gotas de óleo essencial de benjoim
1 colher de chá de manteiga de karitê (10g)

Modo de preparo:

Derreta a cera de abelha no óleo de semente de uva. Junte com os demais ingredientes e, ainda quente, coloque na embalagem para desodorante bastão.



Desodorante de anis-estrelado é mais seguro à saúde



Usar desodorante antitranspirante diariamente é um hábito comum. Muitas pessoas consideram esse produto seguro e eficaz. Mas em alguns casos, ele pode fazer mal à saúde. Os antitranspirantes comuns contêm sais de alumínio, uma substância que inibe a produção de suor. A ausência de suor é um dos fatores que impedem o desenvolvimento das bactérias, causadoras do mau odor. Assim, a eficácia dos antitranspirantes é maior e mais duradoura do que a dos desodorantes à base de álcool, que eliminam o odor da transpiração sem diminuir a umidade do suor. Mas estes produtos à base de álcool estão desaparecendo das prateleiras.

O grande vilão nos antitranspirantes é justamente a substância que os torna tão eficientes, o alumínio, que além de possibilitar o surgimento de infecções nas axilas, obstrui as glândulas sudoríparas, o que reduz a eliminação de toxinas. O alumínio em alta concentração pode causar problemas à saúde como dores musculares, fraqueza, cólicas, doenças ósseas, déficit de memória e ainda estar relacionado a doenças cerebrais.

Como alternativa para substituir o hidróxido de alumínio, foi desenvolvida uma fórmula orgânica usando como base o anis-estrelado, ou estrela-de-anis. Trata-se de uma planta de cor marrom com formato de 05 pontas – o que deu origem ao nome dela.

Originária da China, a planta é considerada uma especiaria e é popularmente conhecida por suas propriedades medicinais antisépticas, antinflamatórias, calmantes, digestivas e ainda diuréticas.

Com o anis é possivel ter um desodorante totalmente inofensivo à saúde, já que a planta não tem contra indicações. A única questão é que não existem desodorantes à base de anis à venda no supermercados. Eles precisam ser encomendados em farmácia de manipulação.

O desodorante de anis pode ser usado no corpo todo e é principalmente indicado para pessoas que têm excesso de alumínio no corpo, que é detectado por meio de exames clínicos, segundo a nutróloga Sylvana Braga. Essa plantinha também é poderosa quando feita em chá. Receitas caseiras demonstram que o ingrediente é eficaz contra gripe, dores de cabeça e gases.

O anis pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e nos supermercados. Os frutos inteiros devem ser guardados em um recipiente fechado, em local seco e longe da luz. Moído, o anis é mais fácil de guardar e tem maior durabilidade, porém perde o sabor mais rapidamente.

Receita de esfoliante natural para o rosto de anis estrelado
(com validade de duas semanas na geladeira)

Ferva 03 colheres de sopa de anis estrelado por 20 minutos em 01 litro de água. Coe e bata o anis no liquidificador. Adicione 100 ml da água do anis mais 100 ml de água de rosas. Coloque em um recipiente de vidro e guarde-o na geladeira. Aplique em todo o rosto, exceto na região dos olhos, e deixe o produto agir por 20 minutos. Passado este tempo, lave o rosto com água fria ou morna. A ação esfoliante do anis promove renovação celular, melhorando o aspecto da pele. Além disso, é antioxidante, sendo eficaz para combater a acne.

Fonte: Texto de Micheli Nunes para Diário Dez.

Protetor Labial Natural







Aprenda a fazer um hidratante labial natural com a farmacêutica Jaqueline Kowalczuk. Uma receita simples e prática que você pode fazer em casa!

INGREDIENTES:

- 24g de manteiga de cupuaçu
- 10g de manteiga de Karité
- 10g de cera de abelha
- 10 gotas de aroma (hortelã, menta ou baunilha)
- 9 frascos de protetor labial

MODO DE PREPARO:

Derreta em banho-maria a manteiga de cupuaçu, manteiga de Karité e a cera de abelha. Depois de derretidos os ingredientes, inclua o aroma de sua preferência.
Ainda líquido e quente, despeje nos frascos de protetor labial. Deixe esfriar e já pode ser usado.
Rende 9 protetores labiais.


terça-feira, 12 de novembro de 2013

SANGRA D' ÁGUA - O Sangue Cicatrizante da Floresta


SANGRA D'ÁGUA  (Também conhecido como sangue de dragão)

O Sangue Cicatrizante da Floresta

CICATRIZANTE

Os índios utilizam a seiva sobre queimaduras e feridas para estancar sangramentos, acelerar a cura e proteger de infecções. Ela seca rapidamente e forma uma barreira como uma segunda pele, promovendo, de acordo com estudos, a formação de colágeno e a quimiotaxia de fibroblastos. É um dos cicatrizantes mais fortes conhecidos. Os dois componentes mais ativos na seiva para isso são a taspina e a dimetilcedrusina, que não só são eficientes na cicratização da pele, mas também no fechamento de úlceras gástricas e duodenais.
Junto com o óleo essencial de mirra (commiphora mirrha) são uma dupla infalível na cicatrização, agindo em mecanismos variados que levam à regeneração da pele, sendo também extremamente úteis em úlceras varicosas e escaras. Os índios o utilizam também no fortalecimento das gengivas passando com a ponta dos dedos, visando reduzir o sangramento e tratar das gengivites.
os polifenóis e proantocianinas do sangue de dragão são potentes antioxidantes no combate a radicais livres que causam o envelhecimento da pele. Em cosméticos além de aumentar a síntese de colágeno reduzindo a formação de rugas, age protegendo a pele contra os raios UV e promove seu rejuvenescimento.
Também na área cosmética, é muito eficaz no tratamento do acne, podendo ser combinado com o óleo essencial de cipreste(Cupressus sempervírens) ou pitanga (Eugenia uniflora) para isso.

ANTIVIRAL & ANTIBACTERIANO

Experimentos demonstraram que a seiva inibe a ação de vários tipos de vírus, como o herpes simplex, vírus da hepatite A e B, influenza e parainfluenza (vírus da gripe), citomegalovírus e vírus sincitial respiratório. Ele se mostrou eficaz no combate ao herpes resistente ao aciclovir e foscarnet e seu mecanismo de ação no herpes é impedindo sua penetração na célula.
Estudos mostraram que o sangue de dragão inibe alémde diarréias comuns, também aquelas desencadeadas por infecção da cólera. Este efeito antidiarréico e antiinflamatório tem se mostrado muito positivo no tratamento de pessoas que sofrem de colite, síndrome de Chron e do intestino irritado.
Em 1999 foi comprovado o potencial de ação do sangue de dragão frente a Helicobacter pylori, bactéria causadora da gastrite e úlceras do estômago. Também foi observado que ele é mais potente que a penicilina e clorafenicol frente ao B. subtilis, S.aureus e a E.coli (bactérias causadores de infecções), além de combater a candidíase e fungos micóticos.

ANTIINFLAMATÓRIO

Na Amazônia os indígenas utilizam o sangue de dragão em banhos vaginais antes do nascimento visando assepsia e depois para diminuir as dores e sangramento.
Pesquisas realizadas pelo Dr. John Wallace da Universidade de Calgary no Canadá mostraram que, de fato, ele é um potente inibidor da inflamação e da dor, sendo alcalóide taspina o responsável pelo sua atividade antiinflamatória em específico.
Segundo Wallace, "não somente o sangue de dragão previne a sensação da dor, mas também bloqueia a resposta do tecido a químicos liberados pelos nervos que promovem a inflamação. Não existe na atualidade médica nenhuma outra substância que nós conhecemos que possua estas mesmas atividades".
Em testes laboratoriais, o grupo de pesquisadores de Wallace demonstrou que o sangue de dragão bloqueia topicamente a ativação das fibras nervosas que liberam sinais de dor para o cérebro, funcionando como um assassino da dor.Este efeito, que dura até 6 horas, tem sido aproveitado em géis contendo 1-3% desta resina no tratamento e alívio do reumatismo, artrites e artroses, assim como dores ocasionadas por herpes zóster, inflamação do nervo trigêmeo,LER, bursite, torções e fibromialgia.
Ele pode ser associado em creme ou gel (em porcentagens de 3-5% total) a óleos essenciais antiinflamatórios como a copaíba, orégano, gengibre ou wintergreen que também são analgésicos e pode potencializar seu efeito.
Em um estudo da Louisiana (EUA) realizado com trabalhadores de controle de pestes, o sangue de dragão apresentou alívio na picada de um número variado de insetos em apenas 90 segundos e também extendeu o efeito por até 6 horas.
Ele também tem demonstrado atividade imunomoduladora, reduzindo ou ativando a atividade de células T atividades. Em baixas doses ele é prooxidante e inibidor da fagocitose e em doses maiores possui efeito antioxidante e ativador da fagocitose. Mostrou capacidade de inibir a proliferação de células leucêmicas e capacidade citostática frente a tumores KB e V-79.
Na aréa veterinária o sangue de dragão também é muito eficiente, tratando as infecções de pele, verrugas, feridas, abcessos, otites etc.

FORMAS DE USO CONFORME A FITOTERAPIA:

INTERNO:
Como antioxidante: 3 gotas por dia, antes do desjejum.
Em caso de inflamações: 5 gotas 3x ao dia, antes das refeições.
Em caso de infecções e doenças severas: 15 gotas 3x ao dia antes das refeições.

Tempo:
15-30 de uso contínuo, pausar 1 semana e retomar se necessário.

EXTERNO:
Para passar sobre ferimentos e queimaduras, spray: 10 gotas diluídas em 100ml de soro fisiológico (pode acrescentar 5 gotas de óleo essencial de mirra), borrifa na aréa 2-3X ao dia. Em ferimentos pequenos e aftas pode também aplicar puro.
Para higiene íntima feminina: colocar 8 gotas em meia xícara com água e aplicar com algodão, ou fazer lavagens com 15 gotas em uma vasilha de assento.
Em cosméticos 25-45 gotas para cada 100g de creme.
Em géis ou cremes para alívio de dores e inflamações: 1-3% (22-66 gotas em 100g)

CONTRA-INDICAÇÕES:
Na maioria das referências não se encontram contra-indicações. Contudo, existe a citação de estudos realizados no Peru e Alemanha onde se notou que tomar sangue de dragão em doses muito elevadas (vários ml) e por muito tempo pode ocasionar anemia.

Fonte: Laszlo
Imagem: Terra Flor - Aromaterapia