quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Cáscara Sagrada


A cáscara sagrada é uma planta medicinal com efeito laxante, que provoca uma irritação no intestino aumentando a motilidade intestinal, promovendo assim a evacuação e por isso ela pode ser utilizada como remédio caseiro para combater a prisão de ventre.

Alguns medicamentos que usam a cáscara sagrada como parte do princípio ativo são o Eparema e o Solvobil. Seu nome científico é Rhamnus purshiana D.C.

Para que serve a cáscara sagrada

Prisão de ventre, combater o inchaço e ajudar a emagrecer pois desintoxica o organismo.

Propriedades da cáscara sagrada

Possui propriedades purgativas pois contém derivados antraquinônicos: predominam os cascarósidos A, B, C, D, E e F, aloína e antraquinonas livres; taninos; sais minerais e constituintes amargos.

Modo de uso da cáscara sagrada

Chá de cáscara sagrada: Usar 25 g de cascas para 1 litro de água e deixar em infusão.

Cápsulas de cáscara sagrada:
Adultos: Tomar 1 comprimido por dia, antes de deitar
Crianças: 2 a 12 anos de idade: meio comprimido por dia, antes de deitar. Menores de 2 anos:  um quarto de comprimido por dia, antes de deitar.

Efeitos colaterais da cáscara sagrada
Cansaço; cólica abdominal; dependência laxativa; descontrole de eletrólitos e de líquidos; diminuição de potássio no sangue; diarreia; falta de apetite; fraqueza; má absorção de nutrientes; náusea; perda da regularidade para defecar; suores; tonturas e vômitos.

Contraindicações da cáscara sagrada
Gravidez risco C; amamentação; apendicite; desidratação; impactação fecal; náusea; obstrução intestinal; sangramento retal não diagnosticado; vômito ou dor abdominal.

INDICAÇÃO: O Chá de Cáscara sagrada é indicado no tratamento da obesidade e do diabetes, além de ser usado como digestivo, depurativo, diurético, laxativo, em problemas de prisão de ventre, bílis e no baço.

COMO FAZER: Lavar bem as cascas. Usar uma colher de sopa para um litro de água quente. Ferver por 5 minutos. Após esfriar, pode ficar na geladeira.

COMO BEBER: Tomar 2 xícaras ao dia (antes das principias refeições).

Fonte: Tua Saude e Chá & Cia

Feno Grego


O feno-grego também conhecido como fenacho ou alforvas é uma planta medicinal que possui sementes com propriedades digestiva e anti-inflamatória que ajudam no tratamento para gastrite e colesterol.

O nome cientifico do feno-grego é Trigonella foenum-graecum.

Para que serve o Feno-Grego

O feno-grego serve para ajudar no tratamento de anemia, raquitismo, gastrite, inflamações, celulite, feridas, cárie, prisão de ventre, acne, faringite, inflamação na vulva, cólicas menstruais, colesterol, hemorroidas, furúnculo além de aumentar a energia corporal, aumentar a massa muscular e reduzir a gordura corporal.

As suas sementes ajudam no tratamento de problemas do couro cabeludo como caspa, queda de cabelo e calvície, hidratando e acelerar o crescimento saudável do cabelos.

Propriedades do Feno-grego

O feno-grego possui propriedades laxativa, afrodisíaca, anti-inflamatória, redutora dos sintomas da menopausa, estimulante na produção de testosterona, digestiva e inibidora de apetite.

Modo de uso do Feno-Grego

As partes utilizadas do feno-grego são as sementes, aonde estão suas propriedades medicinais. Elas podem ser usadas moídas e diluídas em água, em Infusão ou cozimento das sementes para fazer chá, em cápsulas, encontradas em lojas de produtos naturais e em aplicações de compressas com a semente de feno-grego triturada e aquecida.

Chá de feno-grego para compressas, gargarejos e lavagens vaginais: Usar 2 colheres (de chá) de sementes de feno-grego e 1 xícara de água. Ferver as sementes na água durante 10 minutos. Em seguida coar e usar o chá em compressas no couro cabeludo para tratamento de caspa e calvície, gargarejos para tratamento de rouquidão ou lavagens vaginais.

Chá de feno-grego: Usar 1 xícara de água fria sobre duas colheres (de chá), deixar em repouso por 3 horas, em seguida ferver os ingredientes, coar e beber enquanto estiver morno, 3 vezes ao dia para tratamento da prisão de ventre e alivio dos sintomas da menopausa.

Compressa com as sementes de feno-grego para furúnculo: Usar 110 g de sementes de feno-grego com água ou vinagre. Bater no liquidificador até obter uma pasta e levar ao fogo até levantar fervura. Em seguida espalhar a polpa ainda quente sobre um pano e aplicar sobre o local da inflamação até esfriar repetindo o procedimento de 3 a 4 vezes por dia.

Efeitos colaterais do Feno-Grego

O uso de feno-grego pode causar gases, barriga inchada e diarreia e o uso na pele pode causar irritação em indivíduos alérgicos a planta. Para utilizar feno-grego recomenda-se procurar orientação com um especialista em fitoterapia.

Contraindicações do Feno-Grego

O feno-grego é contraindicado em grávidas, mulheres que estejam amamentando e indivíduos diabéticos dependentes de insulina.

Feno Grego - pode aumentar desejo sexual masculino

O feno-grego pode ser um aliado de homens que querem aumentar a libido. De acordo com uma pesquisa do Centre for Integrative Clinical and Molecular Medicine in Brisbane, na Austrália, o uso da erva representaria um crescimento de, pelo menos, 25% no desejo. As informações são do jornal inglês Daily Mail.
 As sementes de feno-grego contêm compostos chamados saponinas, que estimulariam a produção de hormônios sexuais masculinos, incluindo a testosterona. Segundo o jornal, a planta cresce na Ásia, faz parte da culinária indiana e suas folhas e sementes eram usadas desde o tempo dos antigos egípcios para tratar febre.

Fonte: Tua Saude e Terra

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Pau Tenente


Descrição: Planta arbustiva, ereta, pouco ramificada, castanho-acinzentado, folhas alternas, compostas, imparipenadas, de ráque alado e folíolos elíptico-agudos, flores tubercosas, vermelhas, em racemos terminais. Comum na America Tropical.  Os princípios ativos são: quassina, pectina e taninos.

Indicação: Chá de Pau Tenente => Fortalecedor hepático, aparelho digestivo, cólica hepáticas, debilidade em geral, diarréia, dietas de emagrecimento, distúrbios gastrintestinais, infecções (com febre), má digestão (pela diminuição da secreção gástrica), parasitas intestinais, aumenta secreção gastrintestinal, tônico, aperiente, constipação e anemia.

Como fazer: Coloque 2 colheres de sopa para um litro de água.
Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.

Como beber: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

Fonte: Chá & Cia
Imagem: Casa Cariri