terça-feira, 25 de março de 2014

Cúrcuma


 A cúrcuma é uma planta de origem asiática e da Índia, embora atualmente se cultive em muitas partes do mundo com clima quente e úmido. A cúrcuma utiliza-se na cozinha como tempero de alimentos. Além de dar um toque aromático às comidas e talvez algo exótico, também conta com muitos benefícios para a saúde.

Benefícios da cúrcuma na vida diária

A cúrcuma utiliza-se para melhorar a digestão e também ajuda a reduzir os gases e a diminuir o inchaço de estômago.
É uma boa aliada para os diabéticos, uma vez que ajuda a reduzir o açúcar no sangue.
Também pode ser um expectorante pelo que pode ser utilizada nos resfriados para aliviar os pulmões e eliminar a mucosidade bronquial, abrindo as vias respiratórias.
A cúrcuma também é benéfica se se aplicar de forma tópica podendo tratar doenças na pele como a psoríase.
Ao ter propriedades antissépticas também é benéfica para tratar cortes e feridas.
O seu consumo também aumento o fluxo de bílis e ajuda a decompor a gordura das comidas, podendo-se utilizar como suplemento nas dietas e sendo benéfica para o fígado.

Propriedades medicinais

A cúrcuma não serve apenas como especiaria para a cozinha, mas também tem propriedades medicinais. Desde os tempos antigos que é utilizada para aliviar mau-estar sobretudo gastrointestinal. Também é conhecida como antisséptica para feridas e queimaduras.
Os cientistas encontraram um composto na cúrcuma chamado curcumina que é a maior responsável dos benefícios para a saúde. Este composto possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

A curcumina

A curcumina faz com que a cúrcuma tenha propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Quanto às propriedades anti-inflamatórias, a curcumina é popular entre as pessoas que sofrem dor nas articulações ou que sofrem de artrite. Para os desportistas também será recomendada porque ajuda a manter as articulações em bom estado evitando que se inflamem.
Também tem outras propriedades bastante importantes como anti-cancerígenas. Além disso, a curcumina também ajuda as funções cerebrais através da proteção das neuronas. Trás consigo a esperança para ajudar a prevenir a doença de Alzheimer.
Outro benefício é que tem propriedades anti-coagulantes, tendo a capacidade de ajudar a diluir o sangue reduzindo a oxigenação da placa nas paredes das artérias. Por isso, é benéfica também para as pessoas com a pressão arterial alta ou o colesterol alto, protegendo contra os ataques de coração e acidentes cerebrovasculares.

Para que serve a cúrcuma

A cúrcuma serve para o tratamento de problemas do fígado, de artrite e digestivos. Além disso, pode ser utilizada como remédio caseiro para tratar a icterícia, problemas de pele e o desconforto da TPM, por ser um excelente anti-inflamatório e analgésico.

Graças ao seu princípio ativo, a curcumina, que possui um potencial bactericida, pode até prevenir o câncer.

Propriedades da cúrcuma

As principais propriedades da cúrcuma são a sua ação anti-inflamatória, antioxidante, antimicrobiana, digestiva, analgésica e anti-carcinogênica.

Modo de uso da cúrcuma

A parte mais utilizada da cúrcuma é o seu rizoma, no entanto, as suas folhas também podem ser utilizadas na preparação de alguns chás.

Infusão de cúrcuma: Colocar 1 colher de chá de pó de cúrcuma em meio litro de de água fervente e deixar repousar por 15 minutos. Depois de amornar beber até 3 xícaras por dia. Pode ser adoçado com mel.

Efeitos colaterais da cúrcuma

Os efeitos colaterais da cúrcuma estão relacionados com sua utilização excessiva, podendo causar irritação no estômago e enjoo.

Contraindicações da cúrcuma

A cúrcuma está contraindicada para grávidas, pacientes em tratamento de problemas da vesícula biliar ou para quem se encontra a usar anticoagulantes e anti-inflamatórios não-esteroides.



Saúde e Tua Saúde
Imagem: Clube batom

segunda-feira, 17 de março de 2014

Casca de Jatobá para Cicatrizar Feridas


A casca de jatobá é um ótima para cicatrizar feridas, pois ela possui propriedades antibacteriana e anti-inflamatória, que facilitam a cicatrização e evitam a infecção, e ação antioxidante e estimulante que ajudam ao desenvolvimento de uma nova pele lisa e macia.

Ingredientes

2 colheres (de sopa) de casca de jatobá
1 litro de água
Modo de preparo

Colocar as cascas, devidamente limpas, em uma panela juntamente com a água e deixar ferver por 15 minutos. Depois deixar esfriar, coar e beber a seguir. O chá pode também ser utilizado para lavar as feridas. Basta molhar uma gaze ou uma bola de algodão neste chá e aplicar sobre a ferida, deixando atuar por 15 a 20 minutos.

Quando a ferida começar a criar uma "casquinha" não se deve retirá-la porque ela protege contra a entrada de micro-organismos. O que se pode fazer para ajudar na cicatrização é tomar 1 copo de suco de laranja concentrado porque ele é rico em vitamina C que ajuda na regeneração dos tecidos.

tua saude
Imagem: Dr André Senna

Jatobá - Casca


Jatobá é uma árvore que pode ser utilizada como planta medicinal no tratamento de problemas gastrointestinais ou respiratórios.

O seu nome científico é Hymenaea courbaril e suas sementes, cascas e folhas podem ser compradas em lojas de produtos naturais.

Para que serve o jatobá

A jatobá serve para cicatrizar feridas e tratar asma, blenorragia, cistite, cólicas, vermes, doenças respiratórias, feridas na boca ou no estômago, prisão de ventre, coqueluche, disenteria, má digestão, fraqueza, problemas de próstata, tosse e laringite.

Propriedades da jatobá

As propriedades da jatobá inclui sua ação adstringente, antibactericida, antiespasmódica, antifúngica, anti-inflamatória, antioxidante, balsâmica, descongestionante, diurética, estimulante, expectorante, fortificante, hepatoprotetora, laxante, tônica e vermífuga.

Modo de uso da jatobá

As partes utilizadas da jatobá são suas folhas, casca e sementes.

Chá de jatobá: Colocar 2 colheres de sopa das cascas numa panela com 1 litro de água e deixar ferver por 15 minutos. Beber 3 xícaras ao dia.
Efeitos colaterais da jatobá

Não estão descritos efeitos colaterais da jatobá.

Contraindicações da jatobá

Não são conhecidas contraindicações da jatobá.

Tua Saúde


domingo, 16 de março de 2014

Chlorella


A Chlorella possui importantes benefícios para nosso organismo como:

Auxiliar no tratamento de doenças degenerativas e estados de desnutrição, no restabelecimento da saúde da pele e nos tratamentos contra obesidade.
Desintoxica o sangue e regula a glicose, distúrbios digestivos e cardiovasculares, melhora a atividade cerebral, previne a anemia, ajuda na hipertensão, úlceras do estômago, duodeno e gastrites crônicas e tem ação cicatrizante.
É desintoxicante, normalmente da função instestinal, promovendo a reparação tecidual e integridade celular. O cálcio auxilia no tratamento das fraturas, enfraquecimento ósseo e osteoporose.
A parede celular da alga Chlorella sendo composta de microfibras de celulose e por polímeros carotenóides - Sporopollenin, promove várias ações importantes e benéficas no intestino: Melhora a funcionalidade do respectivo órgão, estimula o crescimento de bactérias benéficas da flora intestinal, absorve as substâncias tóxicas presentes na luz intestinal, além de promover um funcionamento regular dos movimentos peristálticos do sistema digestivo.

O alto teor de fósforo proporciona uma maiora atividade cerebral. também tem demosntrado excelentes resultados no combate à hipertensão e na redução dos níveis de colesterol triglicerídios. Também é rica em vitaminas do complexo B, principalmente a B12, vital na formação de regeneração das células sanguíneas que, juntamente com o ferro, fazem desta alga um produto indicado no tratamento e prevenção da anemia.

Um dos maiores benefícios da chlorella é seu uso como um agente anti-câncer, pois pode fortalecer o sistema imunológico.

Relatos científicos relatam que a Chlorella pode aumentar o nível de albumina no corpo. A albumina é uma proteína normalmente presente na corrente sanguínea que podem proteger contra doenças como câncer, diabetes, artrite, AIDS, pancreatite, cirrose, hepatite, anemia, e esclerose múltipla.

Há muito se sabe sobre as propriedade da clorofila, componente rico na Chlorella, atuando principalmente nas vias digestivas, reduzindo os maus odores tanto do hálito e das fezes, quanto do corpo em geral (axilas, suor, vias genitais, pés, etc).

A clorofila chlorella é reconhecidamente eficaz na cura da anemia, ajudando a estimular a produção de glóbulos vermelhos.

O uso constante da Chlorella como fortificante já foi constatado. Funciona como preventivo da necrose hepática e supre a falta de hidrocarbomato no organismo (Dr. Fink/Alemãnha).

A Chlorella também aumenta o crescimento de animais domésticos tornando-os mais saudáveis (Science Magazine, 1956).

Por ter tantas propriedades importantes, não é de se admirar seu uso como suplemento alimentar pelos astronautas da NASA em suas viagens espaciais.

Que pode fazer por mim a Chlorella?

Eliminar de seus tecidos os produtos químicos tóxicos incluindo o mercúrio e outros metais pesados;
Diminuir os triglicerídeos e os níveis maus de colesterol LDL enquanto aumenta os níveis de bom colesterol HDL;
Reduz a alta pressão sanguínea;
Aumenta o eliminador natural de imunidade nas células(NK);
Auxilia no tratamento de leucopenia (diminuição de leucócitos no sangue) causada pela quimioterapia;
Protege o DNA celular contra os danos da radiação;
Alivia as condições de artrites ou os ataques de dor por gota;
Equilibra os níveis de açúcar reduzindo/aumentando nos diabéticos e hipoglucémicos;
Conserta e previne úlceras e outros danos gástricos;
Reduz a severidade de todas as reações alérgicas e o asma;
Reduz o decline da cognição mental na doença do Alzheimer;
Acelera a cicatrização e ao reparação dos tecidos.

Indicações: ajudar na redução de peso; repor nutrientes, vitaminas e sais minerais; diminuir o apetite, sistema imunológico, funções intestinais, anemia, fraqueza, azia, gastrite, regeneração celular; normalizar a digestão e a função intestinal; estimular o crescimento e a recuperação dos tecidos; reduzir o envelhecimento precoce e a degeneração orgânica; fortalecer o sistema imunológico; proteger contra agentes poluentes e tóxicos; promover a desintoxicação orgânica, auxiliar no tratamento de doenças degenerativas e estados de desnutrição; auxilia no restabelecimento da saúde da pele e nos tratamentos contra a obesidade; desintoxicar o sangue e regular a glicose; distúrbios digestivos; distúrbios cardiovasculares; melhor e maior atividade cerebral; tratamento e prevenção de anemia; ajudar na hipertensão; úlceras do estômago, duodeno e gastrites crônicas, balancear a bioquímica do sangue.

Recomendações de uso:

Recomenda-se iniciar o consumo de Chlorella gradualmente após as refeições. Na primeira semana sugerimos 1 grama por dia. Nas semanas seguintes aumente a ingestão diária de forma gradual adicionando 250mg/dia por semana até atingir a quantidade 3 gramas.

Lembre-se que, como todo alimento funcional, os efeitos e benefícios da Chlorella serão percebidos após um tempo que pode variar de semanas até meses dependendo da resposta e assimilação de cada indivíduo.

A Chlorella não é um medicamento, sendo assim sua dosagem depende de uma série de fatores como peso, idade e condições clínicas individuais. Procure sempre testar, aumentando e diminuindo a dosagem, até encontrar seu ótimo custo-benefício analisando sempre as reações do seu organismo.

A dosagem diária de Chlorella pode ser relativa ao objetivo que se propõe conforme tabela abaixo:

Propósito
Dosagem de manutenção:      2-5 gramas/dia
Parte significativa de dieta:      6-10 gramas/dia
Construtor do sistema imune: 11-14 gramas/dia
Fonte de proteína preliminar: 12-19 gramas/dia
Recuperação de Saúde:  20-30 gramas/dia
Desintoxicação de metal pesado:  20-30 gramas/dia

Como auxiliar para um regime de emagrecimento, sugerimos que consuma Chlorella 30 minutos antes das refeições com água em abundância para acelerar o trânsito intestinal. As fibras da Chlorella aumentam seu volume com a absorção de água o que proporciona uma sensação de saciedade alimentar.

Em caso de dúvidas, sugerimos consultar um nutricionista ou médico quanto à utilização do produto.

Fonte: Pura Chlorella