sexta-feira, 23 de maio de 2014

Capim Cidreira


O capim-limão é uma planta medicinal, também conhecida por erva-príncipe, com odor semelhante ao limão quando suas folhas são cortadas e que pode ser utilizada no tratamento de diversas doenças.

O capim-limão também é conhecido por: capim-cidreira, capim-santo, capim-cheiroso, capim-cidrão, chá-de-estrada, capim-cidró, capim-catinga ou citronela de Java e seu nome científico é Cymbopogon citratus.

Ela pode ser comprada, em forma de planta, em algumas lojas de produtos naturais ou, sob a forma de chá, em alguns mercados.

Para que serve o capim-limão

O capim-limão serve para ajudar a digestão e é muito utilizado para curar problemas no estômago, além de tratar inchaços, depressão, agitação, insônia, infecções da pele, dor muscular, tosse, asma, catarro, dor de cabeça, febre, transpiração, pé-de-atleta, convulsões, diarreia, doenças do fígado, reumatismo, rins, stress, tensão muscular e pele oleosa.

Propriedades do capim-limão

O capim-limão possui propriedades calmantes, antibactericidas, diuréticas, desinfetante e antidepressiva. Por conter óleo essencial de citronela é, também, um excelente repelente de insetos.

Modo de uso do capim-limão

A planta do capim-limão atua como repelente natural de insetos, mas ela pode ser consumida em forma de chá ou utilizada em forma de compressas para acalmar dores musculares.

Chá: Colocar 1 colher (chá) das folhas picadas de capim-limão numa xícara e cobrir com água fervente. Tapar, esperar amornar, coar muito bem e beber a seguir. Tomar de 3 a 4 xícaras por dia.
Compressas: Preparar o chá e depois mergulhar um pedaço de pano limpo nele, aplicando na região dolorida. Deixar atuar por pelo menos 15 minutos.

Efeitos colaterais do capim-limão

Quando utilizada externamente pode queimar a pele, se depois de aplicar a planta, o indivíduo expor-se ao sol, e por isso, é preciso lavar a região tratada após cada utilização. Pode baixar a pressão e causar desmaio.

Contraindicações do capim-limão

O capim-limão está contraindicado em casos de dor abdominal ou gastrite, assim como durante a gravidez porque ele pode causar aborto.

Tua Saúde

Pata-de-vaca


A pata-de-vaca é uma planta medicinal, também conhecida como mão de vaca, pata ou unha de boi, muito utilizada para complementar o tratamento medicamentoso da diabetes.

A pata-de-vaca é uma árvore brasileira com um tronco espinhoso que produz flores grandes e exóticas, geralmente brancas, mas algumas vezes podem adquirir a tonalidade avermelhada.

O seu nome científico é Bauhinia foticata e as suas folhas podem ser compradas em lojas de produtos naturais e algumas farmácias de manipulação.

Para que serve a pata-de-vaca

A pata-de-vaca serve para tratar cálculos na bexiga ou nos rins, diabetes, hipertensão arterial, hemofilia, anemia, tratamento para obesidade, doenças do coração e doenças urinárias.

Propriedades da pata-de-vaca

As propriedades da pata-de-vaca incluem sua ação analgésica, depurativa, diurética, hipoglicêmica, laxante, purgativa e vermífuga.

Modo de uso da pata-de-vaca

Para fins medicinais são utilizadas as folhas da pata-de-vaca.

Chá de pata-de-vaca: Adicionar 2 folhas de pata-de-vaca em meia xícara de água fervente e deixar repousar por 5 minutos. Beber o chá 3 vezes ao dia.
Efeitos colaterais da pata-de-vaca

O efeito colateral da pata-de-vaca é o aumento do efeito dos medicamentos anti-diabéticos. Por isso, os pacientes com diabetes devem consultar o endocrinologista antes de iniciar a ingestão da planta.

Contraindicações da pata-de-vaca

A pata-de-vaca está contraindicada na gravidez, para mulheres em fase de amamentação e em indivíduos com crise de hiperglicemia.

                                                         ****************

INDICAÇÃO: Chá de Pata de vaca => Combate a diabetes, (para o pâncreas produzir mais insulina), reduz o colesterol, emagrecedor e diurético. Usado também para problemas no fígado, intestinos e estômago, rins, diarréias, impedindo o aparecimento de açúcar na urina, insuficiência urinária, prisão de ventre, nos casos de poliúria ou urina solta.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

Fonte: Tua Saúde e Chá & Cia

Quebra-pedra


Quebra pedra, de nome científico Phyllanthus niruri L. é uma planta medicinal de origem europeia e asiática, que pode ser utilizada principalmente em caso de pedras nos rins. Ela também é conhecida por pimpinela branca, saxífraga, arranca-pedras, erva-pomba, quebra-panela, saúde-da-mulher, conami e fura parede.

A quebra-pedra possui ação antiespasmódica, anestésica e de relaxamento muscular específica para os ureteres, e por ser diurética e aumentar a eliminação do ácido úrico pela urina é muito eficaz no combate à pedra nos rins.

Propriedades da quebra-pedra

Diurética, analgésica, anti-inflamatória, adstringente, antiblenorrágica, antidiarreica, relaxante, desobstruente, anticancerígena e anti-infecciosa pois possui ácido linoleico, linolênico e ricinoleico, compostos fenóicos, vitamina C, lignanas, triterpenóides, flavonóides, quercetina, rutina, astragalina, nirurina, fisetina, glicosídeos, triacontanal, hipofilantina, derivados flavonicos, triterpenóides, esteróides e estradiol.

Para que serve a quebra-pedra

Pedra nos rins, cólica renal, infecções respiratórias, catarro, ácido úrico elevado, amenorreia, desinteira, inchaços, gota, gangrena, problemas na próstata, hepatite B, falta de apetite.

Modo de uso da quebra-pedra

Chá: Ferver por 10 minutos em 1 litro de água, 10 g das folhas secas da quebra-pedra. Consumir de 2 a 3 xícaras por dia.

Efeitos colaterais da quebra-pedra

O chá de quebra-pedra não deve ser tomado por mais de 21 dias pois pode ser tóxico. Por isso recomenda-se tomar o chá por até 3 semanas, fazer uma pausa de 1 semana e então voltar a tomar o chá.

Contraindicações da quebra-pedra

Não deve ser utilizado em grávidas, crianças e mulheres que amamentam.

Fonte: Tua Saude

Sucupira


A sucupira, de nome científico Pterodon Pubescens Benth, é uma planta medicinal que pode ser utilizada para combater a dor e a destruição das articulações.

Para que serve a sucupira

Combater a artrite, artrose, reumatismo, inibir a dor, excesso de ácido úrico, amigdalite, dor de garanta, feridas, diabetes, cisto no útero, inflamações, sífilis.

Propriedades da sucupira

Tônica, estimulante. Suas sementes contém flavonoides, cumarinas, saponinas, esteroides e óleo essencial que atuam como analgésico, anti-inflamatório, antirreumático, antioxidante e anti-carcinogênico.

Modo de uso da sucupira

A sucupira pode ser utilizada em forma de chá ou em cápsulas por até 15 dias.

Chá: Ferver 4 sementes de sucupira juntamente com 1 litro de água e beber durante o dia.
Cápsulas: tomar de 2 a 3 cápsulas ao dia para um melhor efeito.
Efeitos adversos da sucupira

A sucupira não tem efeitos adversos sendo bem tolerada.

Contra Indicações da sucupira

Seu uso é desaconselhado para crianças com menos de 12 anos e durante a gravidez.

Vídeo: Chá de Sucupira
Fonte: Tua Saúde


quinta-feira, 22 de maio de 2014

Unha de gato


A Unha de gato também conhecida como Herinha é uma planta medicinal que cresce em forma de cipó formando arbustos trepadores. Possui folhas verdes claras com espinhos levemente curvados, seu caule de cor marrom avermelhado e creme pode armazenar água em seu interior para suprir suas próprias necessidades.

A unha de gato possui propriedades medicinais anti-inflamatória e reativadora da imunidade e pode ser usada no tratamento de amigdalite e artrite. Ela pode ser comprada em muitas lojas de produtos naturais e seu nome cientifico é Uncaria Tomentosa.

Para que serve a Unha de gato

A unha de gato serve para úlcera, candidíase, bursite, gastrite, hemorragia, rinite, asma, virose, próstata, inflamações nas articulações, artrite, amigdalite, reumatismos, problemas de pele, disenteria, herpes, mioma, gonorreia e reduz a pressão sanguínea.

Propriedades da Unha de gato

A unha de gato tem propriedade analgésica, antioxidante, anti-inflamatória, imunoestimulante,anti-reumática, antiviral, afrodisíaco, regeneradora celular, reguladora menstrual, contraceptiva, antipirética e diurética.

Modo de uso da unha de gato

A unha de gato  pode se utilizada em forma de chá das folhas e raízes desta planta, tinturas ou em capsulas vendidas em farmácias de medicamentos naturais.

Para o chá de unha de gato: Usar 20g de cascas e raízes de unha de gato para 1 litro de água. Ferver os ingredientes por 15 minutos, em seguida deve-se retirar o chá do fogo e deixar repousar no recipiente tampado por 10 minutos, em seguida coar e tomar. Recomenda-se tomar o chá de unha de gato de 8 em 8 horas, entre as refeições.
 Para orientações referente a doses diárias necessárias um especialista em fitoterapia deve ser consultado.

Efeitos colaterais da unha de gato

A unha de gato se usada em altas doses pode causar efeito anticonceptivo, diarreia, náuseas e prisão de ventre.

Contraindicações da unha de gato

O uso de unha de gato é contraindicado para grávidas, mulheres que amamentam, pessoas com alergia a planta.
Pacientes transplantados, com problemas gástricos, com esclerose múltipla e tuberculose não devem fazer uso da unha de gato.

Fonte: Tua Saude

Sene


O sene é uma planta medicinal, também conhecida como Sena, Cássia, Cene, Lava-pratos, Mamangá, muito utilizada para tratar problemas intestinais.

O seu nome cientifico é Cassia angustifolia e pode ser comprada em lojas de produtos naturais e algumas farmácias de manipulação.

Para que serve o sene

O sene serve para ajudar no tratamento de prisão de ventre, cólica biliar, febre, gases, fissura anal, hemorroidas, impinge, doenças venéreas, doenças causadas por fungos, pressão alta, colesterol alto, doenças da pele e dos olhos.

Propriedades do sene

As propriedades do sene incluem sua ação laxante, purgativa, carminativa, antiácida, depurativa e vermífuga.

Modo de uso do sene

A parte utilizada do sene são suas folhas, na forma de cápsulas ou para fazer chá.

Chá de sene: Colocar ½ colher (de sopa) de sene em 250 ml de água fervente e deixe descansar por 5 minutos. Beber a seguir, 2 a 3 xícaras por dia.

Efeitos colaterais do sene

Os efeitos colaterais do sene incluem vômitos, cólicas, diarreia, aumento do fluxo menstrual, carência de potássio, diminuição das hemoglobinas e nefrite, se utilizado em excesso.

Contraindicações do sene

O sene está contraindicado em casos de hipersensibilidade ao sene, gravidez, lactação e crianças menores de 12 anos, obstrução e estenose intestinal, atonia, doenças inflamatórias intestinais apendicite, estados inflamatórios uterinos, cistite, insuficiência hepática, renal ou cardíaca, náuseas, vômito, estados de desidratação severa, hemorroidas, sintomas abdominais não diagnosticados e constipação crônica.

Fonte: Tua Saúde

Catuaba


A Catuaba é uma planta medicinal que possui propriedades estimulantes da circulação e tônicas do sistema nervoso e por isso ela é um bom afrodisíaco tendo aumentando o tempo de ereção masculina e a sensibilidade dos órgãos genitais femininos.

Seu nome científico é Anemopaegma mirandum.

Propriedades da Catuaba

Vasodilatador; tônico; imunoestimulante; afrodisíaco; estimulante; bactericida; antioxidante; diurético; estimulante do sistema nervoso; expectorante; ansiolítico; vasodilatador.

Para que serve a Catuaba

Fraqueza; frigidez; falta de memória; bronquite crônica; convalescença de doença grave; neurastenia; melhora a concentração; esgotamento; impotência sexual; melhora o sono agitado; nervosismo; afecção do sistema nervoso; depressão; fadiga.

Modo de uso da Catuaba

As partes utilizadas são as cascas da árvore, folhas e flores.

Pó da catuaba: 0,5 g de catuaba, 3 vezes ao dia. Esse modo de uso é eficaz para doenças do sistema nervoso pois é um bom tônico do sistema nervoso.
Chá de catuaba: Coloque para ferver ½ litro de água e adicione 2 colheres (sopa) de casca de catuaba. Após 3 minutos, desligue o fogo e deixe em infusão antes de coar. Depois de coado o chá está pronto para ser bebido.
Cápsulas de catuaba: Tomar de 1 a 4 cápsulas ao dia.

Dose máxima recomendada de catuaba ao dia:

Pó:  até 10g ao dia.
Cápsulas: até  2g ao dia.
Tintura: até 50 gotas ao dia.

Contraindicações da Catuaba

Glaucoma; pré-excitação ventricular; hipersensibilidade; mulheres grávidas; recém-nascidos; crianças menores de 12 anos.

Fonte: Tua Saúde

Marapuama


A Marapuama é uma planta medicinal, também conhecida como liriosma e pau-homem, utilizada para melhorar a circulação sanguínea e combater a celulite.

O seu nome científico é Ptychopetalum uncinatum A. e p ode ser comprada em farmácias e lojas de produtos naturais.

Para que serve a marapuama

A marapuama serve para melhorar a circulação sanguínea, aumentar a libido, combater o stress e fadiga, melhorar a memória. Além disso, a marapuama ajuda a tratar impotência sexual, disfunções intestinais, beribéri, depressão, desinteira, fraqueza, gripe, vermes, queda de cabelo, reumatismo, estresse, perda da memória, inchaço e celulite.

Propriedades da marapuama

As propriedades da marapuama incluem sua ação afrodisíaca, antidisentérica, anti-reumática, anti-estresse e tônica.

Modo de uso da marapuama

A marapuama pode ser encontrada em forma de extrato seco, em pó ou tintura.

Chá de marapuama: Colocar 2 colheres de sopa das cascas picadas numa panela, acrescentar 1 litro de água e deixar ferver por 20 minutos. Tapar, coar e beber morno, de 2 a 3 vezes ao dia.
Efeitos colaterais da marapuama
Em Pó: Tomar uma  colher de chá (5g), em 1 copo de água 3 vezes ao dia.

Os efeitos colaterais da marapuama incluem tremor das mãos, palpitações e ejaculação precoce.

Contraindicações da marapuama

A marapuama está contraindicada durante a gravidez, lactação e em pacientes com hipertensão ou problemas cardíacos.

Tua Saúde

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Amora


A amora é fruto da amoreira silvestre ou silveira, uma planta medicinal com propriedades anti-inflamatória e antioxidante. Suas folhas podem ser utilizadas como remédio caseiro para tratamento de osteoporose e cólicas menstruais.

A amora pode ser consumida fresca, em sobremesas ou em sucos que podem ser utilizados para ajudar a tratar diarreias e inflamações nas cordas vocais. Ela pode ser comprada normalmente em mercados, feiras livres e em lojas de produtos naturais.

O nome cientifico na amora-silvestre é Rubus fruticosus.

Para que serve a Amora

A amora-silvestre serve para ajudar no tratamento de inflamações das mucosas da boca, inflamações de garganta, infecções urinária, úlcera, inflamações cutâneas, rouquidão, inflamação na gengiva, artrose, controlar a glicose, infecções genitais e intestinais, normalizar a pressão arterial, melhorar as taxas de colesterol, prevenir a obesidade e estimular a memória.

Propriedades da Amora

A amora-silvestre possui propriedades diurética, antidiarreica, antioxidante, reguladora intestinal, cicatrizante, anti-inflamatória, bactericida, previne a osteoporose e diminui o risco de doenças cardíacas.

Modo de uso da Amora

As partes utilizadas desta planta medicinal são: As folhas, flores, frutos e raízes.

Chá de amoreira: Usar 1 colher (de chá) de folhas secas de amora para 1 xícara de água fervente. Juntar as folhas de amora e a água fervida e deixar repousar por 10 minutos. Em seguida coar e tomar 2 xícaras por dia para tratamento de diarreia e cólicas menstruais.
Suco de amora: Usar 100 g de amora para 1 xícara de água. Após lavar as frutas bate-las no liquidificador juntamente com a água. Em seguida tomar sem coar 2 vezes por dia.
Este suco de amora é indicado para ajudar no tratamento de osteoporose, porém quando aquecido e adoçado com mel pode ser usado para tratar rouquidão, inflamação nas cordas vocais ou amigdalites.

Efeitos colaterais da Amora

O consumo de grande quantidade de amora pode causar diarreia.

Contraindicação da Amora

O chá de folhas de amora deve ser evitado na gravidez.

O chá de Amora  melhora o funcionamento do fígado e dos rins, diminui a pressão arterial, a taxa de glicemia (Diabetes) a obesidade e reposição hormonal.

Queda de Cabelo - Alem de beber o chá pode se massagear o couro cabeludo com o infuso das folhas da amoreira.

Catarro - Para as secreções catarrais das vias respiratórias altas recomenda - se o gargarejo com o chá morno das folhas da amoreira.

Tua Saúde