segunda-feira, 9 de junho de 2014

Artrose: exercício ou repouso?


A artrose é uma doença degenerativa do tecido cartilaginoso que envolve o osso, o que provoca inflamação e dor. Por causa dessa dor, é comum a pessoa diminuir a utilização da articulação afetada. Isso piora o quadro, ao fazer com que os músculos e tendões atrofiem com o tempo, ficando ainda mais fracos.

Vale lembrar que músculos fortes e com uma boa elasticidade servem de amortecedores de forças externas, aliviando assim as articulações. Ai é que entram os exercícios. Pessoas com artrose que fazem exercícios físicos experimentam melhora da dor.

O programa de exercícios físicos engloba condicionamento cardiovascular, aumento da flexibilidade articular, alongamento facilitado, aumento da força muscular, resultando em uma melhora da função motora e diminuição dos sintomas.

Exercícios físicos na água, como hidroginástica e caminhar na água, são ótimos para quem tem artrose. A água ajuda a sustentar o peso corporal e alivia a carga das articulações. Porém, exercícios com muito impacto e excesso de esforço devem ser evitados.

Procure um profissional da área, ele tem condições de indicar as melhores opções de exercícios para você. Comece hoje a mudar seus hábitos de vida desde sua alimentação, descanso e prática de exercícios. Você sentirá a diferença em sua vida.

Portal Natural
Imagem: Algarvepress