terça-feira, 25 de março de 2014

Cúrcuma


 A cúrcuma é uma planta de origem asiática e da Índia, embora atualmente se cultive em muitas partes do mundo com clima quente e úmido. A cúrcuma utiliza-se na cozinha como tempero de alimentos. Além de dar um toque aromático às comidas e talvez algo exótico, também conta com muitos benefícios para a saúde.

Benefícios da cúrcuma na vida diária

A cúrcuma utiliza-se para melhorar a digestão e também ajuda a reduzir os gases e a diminuir o inchaço de estômago.
É uma boa aliada para os diabéticos, uma vez que ajuda a reduzir o açúcar no sangue.
Também pode ser um expectorante pelo que pode ser utilizada nos resfriados para aliviar os pulmões e eliminar a mucosidade bronquial, abrindo as vias respiratórias.
A cúrcuma também é benéfica se se aplicar de forma tópica podendo tratar doenças na pele como a psoríase.
Ao ter propriedades antissépticas também é benéfica para tratar cortes e feridas.
O seu consumo também aumento o fluxo de bílis e ajuda a decompor a gordura das comidas, podendo-se utilizar como suplemento nas dietas e sendo benéfica para o fígado.

Propriedades medicinais

A cúrcuma não serve apenas como especiaria para a cozinha, mas também tem propriedades medicinais. Desde os tempos antigos que é utilizada para aliviar mau-estar sobretudo gastrointestinal. Também é conhecida como antisséptica para feridas e queimaduras.
Os cientistas encontraram um composto na cúrcuma chamado curcumina que é a maior responsável dos benefícios para a saúde. Este composto possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

A curcumina

A curcumina faz com que a cúrcuma tenha propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Quanto às propriedades anti-inflamatórias, a curcumina é popular entre as pessoas que sofrem dor nas articulações ou que sofrem de artrite. Para os desportistas também será recomendada porque ajuda a manter as articulações em bom estado evitando que se inflamem.
Também tem outras propriedades bastante importantes como anti-cancerígenas. Além disso, a curcumina também ajuda as funções cerebrais através da proteção das neuronas. Trás consigo a esperança para ajudar a prevenir a doença de Alzheimer.
Outro benefício é que tem propriedades anti-coagulantes, tendo a capacidade de ajudar a diluir o sangue reduzindo a oxigenação da placa nas paredes das artérias. Por isso, é benéfica também para as pessoas com a pressão arterial alta ou o colesterol alto, protegendo contra os ataques de coração e acidentes cerebrovasculares.

Para que serve a cúrcuma

A cúrcuma serve para o tratamento de problemas do fígado, de artrite e digestivos. Além disso, pode ser utilizada como remédio caseiro para tratar a icterícia, problemas de pele e o desconforto da TPM, por ser um excelente anti-inflamatório e analgésico.

Graças ao seu princípio ativo, a curcumina, que possui um potencial bactericida, pode até prevenir o câncer.

Propriedades da cúrcuma

As principais propriedades da cúrcuma são a sua ação anti-inflamatória, antioxidante, antimicrobiana, digestiva, analgésica e anti-carcinogênica.

Modo de uso da cúrcuma

A parte mais utilizada da cúrcuma é o seu rizoma, no entanto, as suas folhas também podem ser utilizadas na preparação de alguns chás.

Infusão de cúrcuma: Colocar 1 colher de chá de pó de cúrcuma em meio litro de de água fervente e deixar repousar por 15 minutos. Depois de amornar beber até 3 xícaras por dia. Pode ser adoçado com mel.

Efeitos colaterais da cúrcuma

Os efeitos colaterais da cúrcuma estão relacionados com sua utilização excessiva, podendo causar irritação no estômago e enjoo.

Contraindicações da cúrcuma

A cúrcuma está contraindicada para grávidas, pacientes em tratamento de problemas da vesícula biliar ou para quem se encontra a usar anticoagulantes e anti-inflamatórios não-esteroides.



Saúde e Tua Saúde
Imagem: Clube batom

Nenhum comentário:

Postar um comentário