domingo, 24 de novembro de 2013

Desodorante de anis-estrelado é mais seguro à saúde



Usar desodorante antitranspirante diariamente é um hábito comum. Muitas pessoas consideram esse produto seguro e eficaz. Mas em alguns casos, ele pode fazer mal à saúde. Os antitranspirantes comuns contêm sais de alumínio, uma substância que inibe a produção de suor. A ausência de suor é um dos fatores que impedem o desenvolvimento das bactérias, causadoras do mau odor. Assim, a eficácia dos antitranspirantes é maior e mais duradoura do que a dos desodorantes à base de álcool, que eliminam o odor da transpiração sem diminuir a umidade do suor. Mas estes produtos à base de álcool estão desaparecendo das prateleiras.

O grande vilão nos antitranspirantes é justamente a substância que os torna tão eficientes, o alumínio, que além de possibilitar o surgimento de infecções nas axilas, obstrui as glândulas sudoríparas, o que reduz a eliminação de toxinas. O alumínio em alta concentração pode causar problemas à saúde como dores musculares, fraqueza, cólicas, doenças ósseas, déficit de memória e ainda estar relacionado a doenças cerebrais.

Como alternativa para substituir o hidróxido de alumínio, foi desenvolvida uma fórmula orgânica usando como base o anis-estrelado, ou estrela-de-anis. Trata-se de uma planta de cor marrom com formato de 05 pontas – o que deu origem ao nome dela.

Originária da China, a planta é considerada uma especiaria e é popularmente conhecida por suas propriedades medicinais antisépticas, antinflamatórias, calmantes, digestivas e ainda diuréticas.

Com o anis é possivel ter um desodorante totalmente inofensivo à saúde, já que a planta não tem contra indicações. A única questão é que não existem desodorantes à base de anis à venda no supermercados. Eles precisam ser encomendados em farmácia de manipulação.

O desodorante de anis pode ser usado no corpo todo e é principalmente indicado para pessoas que têm excesso de alumínio no corpo, que é detectado por meio de exames clínicos, segundo a nutróloga Sylvana Braga. Essa plantinha também é poderosa quando feita em chá. Receitas caseiras demonstram que o ingrediente é eficaz contra gripe, dores de cabeça e gases.

O anis pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e nos supermercados. Os frutos inteiros devem ser guardados em um recipiente fechado, em local seco e longe da luz. Moído, o anis é mais fácil de guardar e tem maior durabilidade, porém perde o sabor mais rapidamente.

Receita de esfoliante natural para o rosto de anis estrelado
(com validade de duas semanas na geladeira)

Ferva 03 colheres de sopa de anis estrelado por 20 minutos em 01 litro de água. Coe e bata o anis no liquidificador. Adicione 100 ml da água do anis mais 100 ml de água de rosas. Coloque em um recipiente de vidro e guarde-o na geladeira. Aplique em todo o rosto, exceto na região dos olhos, e deixe o produto agir por 20 minutos. Passado este tempo, lave o rosto com água fria ou morna. A ação esfoliante do anis promove renovação celular, melhorando o aspecto da pele. Além disso, é antioxidante, sendo eficaz para combater a acne.

Fonte: Texto de Micheli Nunes para Diário Dez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário