quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Feno Grego


O feno-grego também conhecido como fenacho ou alforvas é uma planta medicinal que possui sementes com propriedades digestiva e anti-inflamatória que ajudam no tratamento para gastrite e colesterol.

O nome cientifico do feno-grego é Trigonella foenum-graecum.

Para que serve o Feno-Grego

O feno-grego serve para ajudar no tratamento de anemia, raquitismo, gastrite, inflamações, celulite, feridas, cárie, prisão de ventre, acne, faringite, inflamação na vulva, cólicas menstruais, colesterol, hemorroidas, furúnculo além de aumentar a energia corporal, aumentar a massa muscular e reduzir a gordura corporal.

As suas sementes ajudam no tratamento de problemas do couro cabeludo como caspa, queda de cabelo e calvície, hidratando e acelerar o crescimento saudável do cabelos.

Propriedades do Feno-grego

O feno-grego possui propriedades laxativa, afrodisíaca, anti-inflamatória, redutora dos sintomas da menopausa, estimulante na produção de testosterona, digestiva e inibidora de apetite.

Modo de uso do Feno-Grego

As partes utilizadas do feno-grego são as sementes, aonde estão suas propriedades medicinais. Elas podem ser usadas moídas e diluídas em água, em Infusão ou cozimento das sementes para fazer chá, em cápsulas, encontradas em lojas de produtos naturais e em aplicações de compressas com a semente de feno-grego triturada e aquecida.

Chá de feno-grego para compressas, gargarejos e lavagens vaginais: Usar 2 colheres (de chá) de sementes de feno-grego e 1 xícara de água. Ferver as sementes na água durante 10 minutos. Em seguida coar e usar o chá em compressas no couro cabeludo para tratamento de caspa e calvície, gargarejos para tratamento de rouquidão ou lavagens vaginais.

Chá de feno-grego: Usar 1 xícara de água fria sobre duas colheres (de chá), deixar em repouso por 3 horas, em seguida ferver os ingredientes, coar e beber enquanto estiver morno, 3 vezes ao dia para tratamento da prisão de ventre e alivio dos sintomas da menopausa.

Compressa com as sementes de feno-grego para furúnculo: Usar 110 g de sementes de feno-grego com água ou vinagre. Bater no liquidificador até obter uma pasta e levar ao fogo até levantar fervura. Em seguida espalhar a polpa ainda quente sobre um pano e aplicar sobre o local da inflamação até esfriar repetindo o procedimento de 3 a 4 vezes por dia.

Efeitos colaterais do Feno-Grego

O uso de feno-grego pode causar gases, barriga inchada e diarreia e o uso na pele pode causar irritação em indivíduos alérgicos a planta. Para utilizar feno-grego recomenda-se procurar orientação com um especialista em fitoterapia.

Contraindicações do Feno-Grego

O feno-grego é contraindicado em grávidas, mulheres que estejam amamentando e indivíduos diabéticos dependentes de insulina.

Feno Grego - pode aumentar desejo sexual masculino

O feno-grego pode ser um aliado de homens que querem aumentar a libido. De acordo com uma pesquisa do Centre for Integrative Clinical and Molecular Medicine in Brisbane, na Austrália, o uso da erva representaria um crescimento de, pelo menos, 25% no desejo. As informações são do jornal inglês Daily Mail.
 As sementes de feno-grego contêm compostos chamados saponinas, que estimulariam a produção de hormônios sexuais masculinos, incluindo a testosterona. Segundo o jornal, a planta cresce na Ásia, faz parte da culinária indiana e suas folhas e sementes eram usadas desde o tempo dos antigos egípcios para tratar febre.

Fonte: Tua Saude e Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário