quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Cáscara Sagrada


A cáscara sagrada é uma planta medicinal com efeito laxante, que provoca uma irritação no intestino aumentando a motilidade intestinal, promovendo assim a evacuação e por isso ela pode ser utilizada como remédio caseiro para combater a prisão de ventre.

Alguns medicamentos que usam a cáscara sagrada como parte do princípio ativo são o Eparema e o Solvobil. Seu nome científico é Rhamnus purshiana D.C.

Para que serve a cáscara sagrada

Prisão de ventre, combater o inchaço e ajudar a emagrecer pois desintoxica o organismo.

Propriedades da cáscara sagrada

Possui propriedades purgativas pois contém derivados antraquinônicos: predominam os cascarósidos A, B, C, D, E e F, aloína e antraquinonas livres; taninos; sais minerais e constituintes amargos.

Modo de uso da cáscara sagrada

Chá de cáscara sagrada: Usar 25 g de cascas para 1 litro de água e deixar em infusão.

Cápsulas de cáscara sagrada:
Adultos: Tomar 1 comprimido por dia, antes de deitar
Crianças: 2 a 12 anos de idade: meio comprimido por dia, antes de deitar. Menores de 2 anos:  um quarto de comprimido por dia, antes de deitar.

Efeitos colaterais da cáscara sagrada
Cansaço; cólica abdominal; dependência laxativa; descontrole de eletrólitos e de líquidos; diminuição de potássio no sangue; diarreia; falta de apetite; fraqueza; má absorção de nutrientes; náusea; perda da regularidade para defecar; suores; tonturas e vômitos.

Contraindicações da cáscara sagrada
Gravidez risco C; amamentação; apendicite; desidratação; impactação fecal; náusea; obstrução intestinal; sangramento retal não diagnosticado; vômito ou dor abdominal.

INDICAÇÃO: O Chá de Cáscara sagrada é indicado no tratamento da obesidade e do diabetes, além de ser usado como digestivo, depurativo, diurético, laxativo, em problemas de prisão de ventre, bílis e no baço.

COMO FAZER: Lavar bem as cascas. Usar uma colher de sopa para um litro de água quente. Ferver por 5 minutos. Após esfriar, pode ficar na geladeira.

COMO BEBER: Tomar 2 xícaras ao dia (antes das principias refeições).

Fonte: Tua Saude e Chá & Cia

Nenhum comentário:

Postar um comentário