quarta-feira, 23 de abril de 2014

Dolomita


Indicações: 

Pode ser utilizada como terapia complementar : Artrite, artrose, processos inflamatórios, tremores, osteoporoses, (recupera a massa óssea) bursite, reumatismo, gota, amigdalite, gripe, renite, sinusite, dor de garganta, herpes, cólicas menstruais, miomas, dor de cabeça, enxaqueca, tendinite, DORT (doenças ocupacionais por repetição no trabalho).

Também auxilia no equilíbrio  de doenças agudas como:

Suplementa a carência do Cálcio e Magnésio que atuam no sistema nervoso, e é calmante. Stress, cansaço físico e mental, perda de memória, déficit de atenção, hiperatividade, nervosismo, irritabilidade, insônia. Desordens no sistema digestivo, gastrite, enjôo na gravidez, ulceras gástricas, flatulência, colite, hemorroidas, fissuras. Desordens do sistema cardiovascular, trombose, diminui a pressão sanguínea, aumenta o desempenho do sistema cardiovascular.

Estudos mostram quando a dolomita é fornecida através da água o corpo tem uma condição maior de aproveitar seus nutrientes.

Para você ter uma noção melhor, nosso corpo é formado por aproximadamente 70% de água isto pode variar com a idade, sabemos que bebês tem mais água no organismo do que pessoas idosas por isto a pele dos bebês são lisinhas e macias enquanto a pele de pessoas mais idosas são ásperas e enrugadas .

A pH juventude pensando no seu bem estar e saúde tem agora no seu Kit de água alcalina a dolomita, que traz os benefícios acima citados e também combate acidez orgânica pois tem um pH alcalino.

A dolomita tem cálcio e magnésio em abundancia, em estudos recentes ficou evidenciado os seus benefícios quando doados ao organismo através da ingestão de água.

Especialistas atestam que o consumo de água enriquecido com a dolomita traz benefícios de regeneração celular, então aqueles que buscam saúde ,bem estar e longevidade não pode deixar de fazer uso deste composto mineral.

Origem:

É um mineral de Carbonato de cálcio e magnésio [ CaMg( CO3 )2 ], muito abundante na natureza na forma de rochas dolomíticas, utilizado como fonte de magnésio. O mineral é de cor cinza com raias brancas, de brilho vítreo. Tem dureza entre 3,5 e 4,0 na escala de Mohs. Sua densidade varia entre 2,86 e 3,10. Cristaliza no sistema trigonal, geralmente em romboédros.

A origem da dolomita constitui um grande enigma geológico. Ainda não se sabe muito sobre sua gênese. São propostos modelos hidrotermais, com fluidos vindos de grandes profundidades, através de falhas geológicas também muito profundas; origem a partir de interação microbial em ambientes hipersalinos; misturas de águas doce e salgada; entre inúmeros outros.

DOLOMITA EM PÓ

Uso Externo

A Dolomita quando adicionada de água ou soro para o uso em pasta, adquire uma textura cremosa muito delicada, que favorece um efeito mais eficaz que as argilas ou outras Dolomitas de maior granulosidade. Tem uma ação penetrante nos poros, neutralizando rapidamente a acidez da área aplicada. Por isso o resultado imediato é percebido pelo alívio das dores e desconfortos nos casos de problemas mais superficiais (queimadura de sol, água, óleo). Uma camada fina da pasta de Dolomita é suficiente para produzir bons resultados.

Na primeira aplicação o efeito é perceptível. Quando estão acometidos músculos e tecidos mais profundos, é necessário de uma camada mais espessa cujo tratamento deve ter a duração de 30 minutos até 2 horas em média, quanto mais profundo .

A aplicação em pasta permite uma distribuição anatômica da Dolomita , especialmente na face, mão, pé, região perineal ( região genital e anal).

A pasta é indicada em pequenas ou amplas lesões superficiais e mais profundas que envolvem tecido conjuntivo ou muscular como contusões , hematomas, escoriações, queimaduras ou seja acidentes que precisam de uma aplicação rápida, mais penetrante, e uma estancando de imediata o sangramento e diminui a temperatura.

Indicação

Picadas, abscessos, furúnculos e infecções na pele.

Traumatismos, dores musculares, contusões, luxações, hematomas, artrites e torcicolo.

Cólica menstrual, dores abdominais e lombares, cólica renal, nódulos nas mamas, mastite, cistites; sinusite, dores de cabeça, garganta, ouvido, e inflamação nos olhos.

Atua na pele clareando, amaciando, atenuando rugas, cicatrizes, acnes de III grau, manchas gravídicas ou senis na face , mãos e braços.

Reduz processo inflamatório em caso de acnes, e superficializa os cravos. Proporcionando um lifting natural.

Outras Indicações

STRESS - insônia, dores musculares, fibromialgia, diabetes, hipertensão, fogachos (onda de calor), dores articulares nas mãos e pés, esporões, joanete, calor nos pés.

REJUVENESCIMENTO da pele – celulites, estrias e flacidez, usar aproximadamente 30 dias consecutivos envolvendo com filme.

NO COURO CABELUDO - queda de cabelo, seborreia  oleosidade, enfraquecimento por tintura. Fazer uma pasta com a mesma proporção de água e Dolomita e aplicar nos cabelos, deixar 30 a 60 minutos conforme o comprimento dos mesmos. Pode permanecer com o tratamento durante toda noite.

Mascara Facial rosto, colo e pescoço

1 colher de sopa cheia de Dolomita, metade do volume de água, 5 gotas de mel. Faça uma pasta e aplique no rosto e pescoço, após 15 minutos molhe o rosto fazendo movimentos circulares até remover toda a pasta. Aplique hidratante.

                                                    **********************

Modos de Usar a Dolomita e suas indicações

Dolomita via oral

Uso em média de 3g por dia, pode ser usado como terapia complementar para tendência à desmineralização óssea, cardiopatias, hipertensão, diabetes, distúrbios gastrointestinais, gastralgias, diarréia, câimbras, tendinite, dores musculares e articulares, fibromialgia, DORT, luxações, bursite, processos inflamatórios, baixa imunidade, TPM, cólica menstrual, hemorragias vaginais, insuficiência renal, espasmos brônquicos, queimaduras, úlceras de perna, e sempre que for necessária a regeneração tecidual.

Osteoporose é o aumento da porosidade do osso devido a sua descalcificação (perda da massa óssea). Essa doença deixa o osso mais frágil, fazendo com que ele se quebre com facilidade. O osso é uma estrutura viva , composta principalmente de cálcio. Exercícios e exposição moderada ao sol auxiliam na fixação do cálcio.

Dolomita como talco

O uso em pó tem ação anti- hemorrágica, desodorante e cicatrizante. Pode ser usado em casos de gengivite, afta, pré- dentição, pós- extração dentária, higiene oral e lesões genitais. Na pele, é aplicado em ferimentos, escoriações, assaduras, mau cheiro nos pés, micoses e após a depilação. Previne escara quando espalhado no lençol de pessoas acamadas, melhorando o deslizamento da pele e aumentando a sua resistência

Dolomita para o banho

Adicionando dolomita à água (2 litros de água para 1/ 2 copo de dolomita) obtém- se uma água argilosa para banho tanto para crianças como adultos, em casos de brotoeja, prurido e problemas dermatológicos. Uma colher (chá) de dolomita em pó num copo de salmoura aumenta o efeito antiinflamatório e analgésico. É usada em gargarejos nos casos de amigdalite e laringite. Em congestão nasal, rinite e sinusite, devem ser aplicadas duas a 3 gotas em cada narina, duas a 4 vezes ao dia.

Dolomita na higiene Bucal

1 - Pré dentição, desinflama as gengivas do bebê e crianças.
Molhe o dedo e coloque no pó, friccione levemente a gengiva.

2 - Clareia os dentes, evita cáries.
Escovar os dentes após as refeições.

3 - Alivia a dor na manutenção do aparelho de correção.
Dissolver uma colher de sopa para ¼ de copo de água morna e bochechar.

4 - Pós operatório de gengivas e extração de dentes.
Use o pó dentro da boca, como uma pequena almofada em forma de cataplasma.

Dolomita em pasta

Misturando- se água à dolomita, na proporção de uma parte de água para duas de dolomita, obtém- se uma pasta homogênea. A água pode ser substituída por chás (gengibre, para dores articulares) ou soro fisiológico (úlceras varicosas).

A pasta tem ação analgésica, refrescante, antitérmica, relaxante e cicatrizante. É útil para casos de DORT, dores articulares, erisipela, seborréia, queimadura solar, psoríase e estado febril.

A pasta de dolomita tem uso intravaginal, em casos de candidíase, leucorréias, bem como para hemorróida interna, fissura e prurido anal.

Febre - pode ser aplicada nas mãos e pés ou cabeça e abdômen das crianças. Catapora, sarampo, rubéola, brotoeja, reações alérgicas intensas, coceiras, inchaço, vergões, grosseirão, aplicar no corpo todo. Contusões, hematomas, escoriações, assaduras, acnes, lesões corto contusas, picadas de inseto e animais peçonhentos.

Dolomita como cataplasma

A profundidade do efeito da dolomita é proporcional à espessura da aplicação. Atualmente existe uma apresentação prática de cataplasmas de vários tamanhos, fáceis de manejar e fixar. A cataplasma é preparada no tamanho proporcional à região a ser tratada. É aplicada em casos de sinusite, cistite, otite, na região pulmonar, sobre o fígado e em dores articulares crônicas. A argila atrai toxinas para a superfície da pele

Água Alcalina Azul e Apfabi


Nenhum comentário:

Postar um comentário