sexta-feira, 2 de maio de 2014

Amora


A amora é fruto da amoreira silvestre ou silveira, uma planta medicinal com propriedades anti-inflamatória e antioxidante. Suas folhas podem ser utilizadas como remédio caseiro para tratamento de osteoporose e cólicas menstruais.

A amora pode ser consumida fresca, em sobremesas ou em sucos que podem ser utilizados para ajudar a tratar diarreias e inflamações nas cordas vocais. Ela pode ser comprada normalmente em mercados, feiras livres e em lojas de produtos naturais.

O nome cientifico na amora-silvestre é Rubus fruticosus.

Para que serve a Amora

A amora-silvestre serve para ajudar no tratamento de inflamações das mucosas da boca, inflamações de garganta, infecções urinária, úlcera, inflamações cutâneas, rouquidão, inflamação na gengiva, artrose, controlar a glicose, infecções genitais e intestinais, normalizar a pressão arterial, melhorar as taxas de colesterol, prevenir a obesidade e estimular a memória.

Propriedades da Amora

A amora-silvestre possui propriedades diurética, antidiarreica, antioxidante, reguladora intestinal, cicatrizante, anti-inflamatória, bactericida, previne a osteoporose e diminui o risco de doenças cardíacas.

Modo de uso da Amora

As partes utilizadas desta planta medicinal são: As folhas, flores, frutos e raízes.

Chá de amoreira: Usar 1 colher (de chá) de folhas secas de amora para 1 xícara de água fervente. Juntar as folhas de amora e a água fervida e deixar repousar por 10 minutos. Em seguida coar e tomar 2 xícaras por dia para tratamento de diarreia e cólicas menstruais.
Suco de amora: Usar 100 g de amora para 1 xícara de água. Após lavar as frutas bate-las no liquidificador juntamente com a água. Em seguida tomar sem coar 2 vezes por dia.
Este suco de amora é indicado para ajudar no tratamento de osteoporose, porém quando aquecido e adoçado com mel pode ser usado para tratar rouquidão, inflamação nas cordas vocais ou amigdalites.

Efeitos colaterais da Amora

O consumo de grande quantidade de amora pode causar diarreia.

Contraindicação da Amora

O chá de folhas de amora deve ser evitado na gravidez.

O chá de Amora  melhora o funcionamento do fígado e dos rins, diminui a pressão arterial, a taxa de glicemia (Diabetes) a obesidade e reposição hormonal.

Queda de Cabelo - Alem de beber o chá pode se massagear o couro cabeludo com o infuso das folhas da amoreira.

Catarro - Para as secreções catarrais das vias respiratórias altas recomenda - se o gargarejo com o chá morno das folhas da amoreira.

Tua Saúde

2 comentários: