quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Como fazer escalda-pés

Alguém precisando fazer escalda-pés? aqui está a demonstração.
Indicado para estresse, cólica, pressão alta, dor de cabeça, febre...

"As coisas da natureza são bênçãos de Deus providas para dar saúde ao corpo, mente e espírito. São dadas para o bem, para conservá-los bem, e para restabelecer os doentes. Ligadas à hidroterapia, são mais eficientes em restaurar a saúde do que todas as drogas do mundo." (Refletindo a Cristo, pág. 137.2)




Família Santos




terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Spirulina


Spirulina é rica em proteínas e um poderoso antioxidante

Velha conhecida dos nutricionistas, a spirulina havaiana é comumente chamada de alga, quando na verdade ela é uma cianobactéria - bactéria capaz de fazer fotossíntese, como as plantas. O nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrologia, afirma que a spirulina é indicada para quem faz dieta hipocalórica, como uma forma de complementar o consumo de nutrientes. "Além disso, ela também é consumida por pessoas que estão se recuperando de cirurgias ou então alcoólatras, que precisam de um aporte nutricional maior", diz. No geral, ela é manipulada e receitada na forma de cápsula, e o consumo fica entre 500 até 2000mg por dia. Conheça todos os nutrientes presentes na spirulina e os benefícios que ela traz para o organismo:

Ajuda na saciedade

O nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrologia, explica que a spirulina contém uma substância chamada fenilalanina, que estimula a saciedade. "Quando consumida, ela forma uma espécie de gel no estômago, que desacelera o esvaziamento gástrico e diminui a fome", diz. Para atingir esse objetivo, o consumo deve ser feito antes das refeições.

Rica em proteínas

"Ela é rica nos chamados aminoácidos essenciais, que são aqueles que nosso organismo não consegue sintetizar, e portanto temos que buscar na alimentação", afirma o nutrólogo Roberto Navarro. A spirulina é composta de 53 a 62% de proteínas, muitas delas comparáveis as proteínas encontradas no leite e na soja. Ela é inclusive indicada como suplemento alimentar para atletas, explica o especialista.

Poderoso antioxidante

Um artigo europeu publicado na revista científica online Real Raw Food afirma que três gramas de spirulina têm mais antioxidantes e anti-inflamatórios do que cinco porções de frutas e vegetais. De acordo com os autores, comparando os níveis de fitonutrientes (antioxidantes encontrados em vegetais, também conhecidos como isoflavonas, carotenoides, e flavonoides), a spirulina é 31 vezes mais potente do que o mirtilo, 60 vezes mais potente do que o espinafre e 700 vezes mais potente que a maçã. Os antioxidantes ajudam a combater os radicais livres e auxiliam nos processos inflamatórios, ajudando a manter a pele jovem e prevenindo doenças como o câncer.

Cálcio para os ossos

A spirulina tem 180% mais cálcio do que o leite nas mesmas quantidades, segundo comprovou uma pesquisa de 2011 desenvolvida pelos pesquisadores da farmacêutica Cyanotech Corporation, nos Estados Unidos, e publicado na Real Raw Food. O cálcio é um importante aliado no fortalecimento dos ossos, contribuindo na prevenção da osteoporose. "Entretanto, que as melhores fontes de cálcio são os derivados de leite, justamente porque as quantidades de spirulina que deveriam ser ingeridas para ter os mesmos efeitos estão acima do recomendado", lembra o nutricionista Israel. Avaliando a tabela nutricional, a spirulina tem 10mg de cálcio para cada 3g.

Diminui o colesterol

De acordo com o nutricionista Israel Adolfo, de São Paulo, a spirulina contém ácidos graxos essenciais da família do ômega 6. "O principal deles é o gama-linolênico, que notoriamente ajuda a reduzir e prevenir o acúmulo de colesterol", diz. Uma revisão de estudos sobre a spirulina publicada em 2011 na revista online Hindawi Publishing Corporation afirma que seu consumo pode ajudar a reduzir o colesterol ruim (LDL). A análise foi feita por pesquisadores europeus da Liverpool University Hospitals, na Inglaterra, em parceira com o Hippocrateio Hospital e a University of Ioannina, ambos na Grécia.

Mais betacaroteno que a cenoura

"A spirulina apresenta quantidades significativas de betacaroteno, substância que pode ser convertida em vitamina A, e assim produzir seus efeitos", explica o nutricionista Israel. A vitamina, por sua vez, ajuda na produção e manutenção dos fios de cabelo, dentes, gengiva, glândulas, membranas, mucosas, olhos e pele. "Ela também é necessária para visão noturna e para podermos diferenciar as cores, além de ser essencial para o sistema imune", completa. A pesquisa da Cyanotech Corporation afirma que a spirulina tem 3.100% a mais de betacaroteno do que cenouras na mesma quantidade. Ainda que a spirulina seja uma fonte muito rica deste nutriente, vale ressaltar que não é possível mensurar quanto de betacaroteno será transformado em vitamina A, cuja necessidade diária é de 800mcg.

Mais ferro que o espinafre

A mesma pesquisa que fala sobre o cálcio menciona que a spirulina contém cerca de 5.100% mais ferro que o espinafre nas mesmas quantidades. O ferro atua no transporte de oxigênio no organismo e previne problemas como anemia, dor de cabeça e cansaço. Uma porção de spirulina contém cerca de 6,5mg de ferro, cuja necessidade diária varia de 11mg a 8mg para homens conforme a idade e de 15mg a 18mg para mulheres conforme a idade.

Cérebro funcionando com magnésio

"Estudos afirmam que a spirulina tem cerca de três a 15 vezes mais magnésio do que o arroz e as farinhas de trigo, milho e soja", explica Israel Adolfo. Dentre as funções do magnésio, estão atuar no funcionamento dos nervos e músculos, manutenção do ritmo cardíaco e resistência óssea, síntese de proteínas e regulação da pressão arterial. Cada 2g de spirulina contém 10mg de magnésio.

Zinco para fortalecer a imunidade

Essencial para o fortalecimento do sistema imunológico e com poder anti-inflamatório, o zinco é outro nutriente presente na spirulina (60mcg para cada 2g). "Seu teor de zinco é de quatro a 24 vezes maior do que as farinhas de trigo, milho e soja", afirma o nutricionista Israel. Nosso corpo precisa de 8mg diariamente.

                                                                         ***

O United Nations World Food Conference nomeou a Spirulina como a “best food for the future” (“melhor alimento para o futuro”). Mas, o que vem a ser a spirulina?
A spirulina é um tipo de alga azul-esverdeada que é rica em proteínas, vitaminas (A, B, C, D, E), minerais, e carotenoides (um tipo de antioxidante que protege as células contra degeneração). Ela contem nutrientes, incluindo os complexos da vitamina B (B1, B2, B3, B6, B9), betacaroteno,  potássio, sódio, cálcio, cromo, magnésio, manganês, fosforo, zinco, cobre, ferro, selênio, e ácido linolênico. A spirulina é feita basicamente de aminoácidos (62%) e lipídios (7%). E porque é uma fonte rica de proteínas e outros nutrientes, a spirulina tem sido usada como suplemento nutricional nos Estados Unidos.

A spirulina é encontrada em lagos tropicais e subtropicais com pH alto (alcalino) e concentração elevada de carbonato e bicarbonato. Essa alga prolifera em climas quentes e em águas mornas e alcalinas.
Em estudos in vitro, a spirulina inibe a replicação do HIV nas células T. Em estudos animais, a spirulina previne a destruição do coração causada pela quimioterapia com Doxorubicin, sem interferir na atividade antitumoral da droga.  A spirulina também aumenta a produção de anticorpos e outras células responsáveis pela imunidade e protege contra infecções crônicas como o herpes e a influenza. Em crianças malnutridas com ou sem infecção pelo HIV, a spirulina aumenta o peso e corrige a anemia.
Um estudo feito em 2008 em 150 pacientes com rinite alérgica, a spirulina reduziu significantemente a produção da secreção da pró-inflamatória Interleucina-4 e os pacientes experienciaram um alívio dos sintomas.

A Spirulina pode ser encontrada em pó, cápsulas ou comprimidos

Outro estudo feito com a spirulina comprovou que ela reduz os níveis de colesterol total, aumenta os níveis do colesterol HDL (o bom colesterol), diminui os triglicerídeos e, também, pode diminuir a pressão arterial (sistólica e diastólica). É também comprovado que a spirulina aumenta o potencial antioxidante em pacientes geriátricos, com efeito na redução da quantidade de creatininoquinase (o indicador da degeneração muscular) nestes indivíduos.
Ainda não comprovado pelo US National Institutes of Health, a spirulina ajuda na redução de peso. A spirulina é comercialmente disponível em  pó, cápsulas e comprimidos. A dose recomendada é de 500 mg por dia (só use com indicação médica ou de nutricionista). A contraindicação para o uso da spirulina é em pessoas que sofrem de fenilcetonúria (phenylketonuria). Essas pessoas não conseguem metabolizar o aminoácido fenilalanina, que é encontrado em abundância na spirulina.

Uso:
1 colher de chá de spirulina, pode-se misturar em suco de frutas ou água.

Minha Vida e Dr. Carlos Bayma

Suco de Noni



A fruta noni contém muitos alcaloides que ajudam o corpo humano a regenerar as células danificadas e a incrementar as defesas do organismo de forma natural.
O suco de noni dá suporte ao sistema imunológico, melhora o bem-estar, melhora a digestão, reduz inflamações e é um antioxidante efetivo.

Principais benefícios do suco de noni:

Torna a pressão sanguínea regular.
Atua como anti-inflamatório.
Ajuda a aliviar dores.
Aumenta os níveis de energia.
Reduz as probabilidades de ataques cardíacos.
Limpa e protege o sistema digestivo.
Ajuda a prevenir tumores.
Incrementa o nível de melatonina.
Eleva as defesas corporais.
Nutre o corpo de alcaloides.
Maximiza a potência sexual.


RECEITA DO SUCO DE NONI

INGREDIENTES

Dois nonis maduros (bem moles e de coloração amarelada) de tamanho médio

1 litro de suco de uva sem açúcar.


MODO DE PREPARO

Lave bem os frutos, parta-os em rodelas e os liquidifique bem com meio litro de suco de uva.

Passe esse suco na peneira e bata novamente no liquidificador, no modo normal, com mais meio litro de suco de uva.

Beba diariamente 100 mL desse suco, duas vezes por dia.

Conserve-o na geladeira por no máximo cinco dias.

Noni: você já ouviu falar ? (Clique Aqui)

Cura pela Natureza

Remédio caseiro para hepatite


Um excelente remédio caseiro para auxiliar no tratamento da hepatite é o aipo.

Ingredientes

1 talo de aipo;
500 ml de água.

Modo de preparo

Pique o aipo em pedaços e bata-o no liquidificador com a água, coe e beba a seguir. Beba este suco 3 vezes ao dia.

Para aproveitar todas as propriedades do aipo numa menor porção, passe 1 talo de aipo pelo centrífuga e beba o seu suco a seguir. Neste caso, consuma 3 talos de aipo por dia.

O aipo tem propriedades medicinais, é bastante rico em nutrientes além de ser bastante diurético revelando o seu potencial desintoxicante, auxiliando no tratamento alopático, fortalecendo o fígado doente.

O aipo é uma planta cultivada em todo o mundo. O sabor e o cheiro do aipo são tipicamente intensos, sobretudo devido aos seus óleos essenciais, que em conjunto com os flavonoides, vitaminas e minerais, fortalecem as defesas imunitárias e o metabolismo.

Adicionar aipo às preparações culinárias é uma forma autêntica de acrescentar sabor a saúde às sopas, refogados,empadas ou mesmo saladas.

Tua Saude

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Jenipapo


Descrição : Planta da família das Rubiaceae. Também conhecida como jenipapeiro, jenipa, jenipapo-da-américa, jenipaba.

Plantio : Multiplicação: sementes ( mudas )

Cultivo: planta das Américas que cresce de SP à AM, preferindo terrenos argilosos e úmidos. Desenvolve-se em solos profundos e drenados. Planta-se na primavera no espaçamento de 10m X 10m;

Colheita: folhas, cascas e raízes durante a floração. Frutos verdes (1 mês após nascerem) e frutos maduros.

Propriedades medicinais: digestivo, hepática, laxante, tônico.

Indicações: Afecção, amigdalite, anemia, asma, diarréia, doença venérea, enterite, faringite, hidropisia, sífilis, úlcera, vomitório.

O jenipapo possui as vitaminas B1, B2, B5 e C. Minerais: cálcio - 249 mg em 100 gramas e ferro.

Xarope de jenipapo contra bronquite

Cortar 3 jenipapos “de vez” em pedaços, adicionar um limão-galego com casca em pedaços e 2 litros de água. Deixar cozinhar por aproximadamente 40 minutos, deixar esfriar e adicionar mel. Adultos, ingerir uma colher (sopa) de 2 a 3 vezes por dia. Crianças, uma colher (chá) de 1 a 3 vezes por dia.

Suco de jenipapo afrodisíaco

Bater no liquidificador jenipapos, uma colher (chá) de Tribulus terrestris, uma colher (chá) de mel, adicionar água. Ingerir o conteúdo em seguida, 1 vez por dia.

Vômitos da gravidez e asma

Cozinhar o suco do jenipapo até que fique reduzido à metade. Tomar morno uma colher (sopa) a cada 2 horas.

Anemia

Ingerir um copo do suco do jenipapo várias vezes durante o dia. Se quiser pode adoçar com melado de cana.

Enterite crônica

Tomar o suco de jenipapo adoçado com mel, um copo várias vezes por dia.

Elefantíase

Suco natural do jenipapo, tomar 200 ml, 4 vezes durante o dia.



Plantas que Curam e Poder das Frutas

Valeriana


A valeriana é uma das plantas medicinais mais populares e conhecidas. Os seus diferentes benefícios para a nossa saúde, especialmente no tema de aliviar os nervos e a tensão, tornaram-na numa grande aliada de quem prefere recorrer ao natural para se sentir melhor.

A valeriana conta com um sabor bastante amargo, por isso é normal que se misture com outras ervas que ajudam a potenciar os seus efeitos e a reduzir esta condição.

É uma das ervas medicinais mais adequadas para o tratamento de problemas nervosos como a ansiedade ou o estresse grave, pois conta com efeitos calmantes.

Além disso, torna-se numa grande ajuda para as pessoas que sofrem de insônias, uma vez que conta com importantes propriedades sedantes. É uma alternativa natural bastante popular para quem tem problemas em dormir.

Outro dos benefícios da valeriana é a sua capacidade de atuar como um anti-depressivo natural, perfeito para quem sofre de um quadro leve a moderado.

A valeriana também é recomendada para aliviar dores de estômago produzidas pelos nervos, as dores menstruais, de cabeça e dores musculares, tudo graças ao seu efeito sedante.

Além disso, é uma grande aliada para diminuir a irritabilidade, por isso pode ser recomendada como um tratamento natural para combater as mudanças de humor que podem ocorrer durante a menopausa.

Embora as plantas medicinais não contem com efeitos secundários como os medicamentos, podem estar contra-indicadas em certas condições. No caso da valeriana é necessário consultar o seu médico antes de a tomar, se já estiver a tomar um tratamento para a depressão ou a ansiedade. Também não é conveniente tomá-la se dirigir máquinas pesadas, ou se, no caso das mulheres, estiver grávida ou em período de lactação.

Embora se trate de uma planta medicinal é muito importante seguir à letra as indicações para a sua administração e consultar o seu médico ou um especialista em plantas medicinais perante qualquer dúvida ou reação inesperada.

Modo de Conservar : As raízes e os rizomas devem se secos ao sol, em local ventilado e sem umidade. Armazenar em sacos de papel ou de pano, em ambiente seco e arejado, ao abrgo da luz solar.

Propriedades : Tranquilizante, sedativo, soníferos, analgésico, antiespasmódico e anticonvulsivantes.

Indicações : Usada como calmante e em todos os casos de nervosismo, inclusive em casos de epilepsia e neurastenia.

Uso pediátrico: As mesmas indicações possíveis.

Uso na gestação e na lactação: Gestantes devem evitar o uso, pois reações adversas foram relatadas.

Principios Ativos : Monosequiterpenos; Sesquiterpenos: ácido valerênico, seus congéneres, álcoois e ésteres kessyl Triésterés iridóides (valepotriatos) valtrato, acevaltrato e o didrovaltrato; Alcalóides de piridina; Óleo volátil; Aminoãcidos: GABA, glutamina.

Contra-indicações/cuidados: contra indicada para gestantes. Doses abusivas ou uso prolongado, podem resultar em: agitação, cefaléia, dispepsias, vertigem, alterações na visão e audição, excitação mental, delírio, reações alérgicas cutâneas, alucinações, torpor, convulsões, morte por parada respiratória; o uso contínuo pode induzir ao chamado "valerianismo", um estado emocional instável. A essência é eliminada pelos rins, podendo a urina adquirir o cheiro característico da valeriana.

Posologia: 1,5g de raiz seca ou 3g de raiz fresca - 1 colher de chá para cada xícara de água, em decocto ou infuso, para uso interno, até 3 vezes ao dia para nervosismo ou como antiespasmódico e à noite com a finalidade de prevenir a insónia.

Efeitos colaterais: Estudos clínicos suportam que a valeriana possui menos efeitos colaterais do que drogas de controle positivo, como o diazepam. Produz pequeno efeito de 'ressaca' quando usado como um hipnótico; Um exemplo de síndrome de abstinência foi observado após o uso crónico da valeriana, porém a natureza complexa do histórico médico do paciente é um fator que gera grandes dúvidas sobre o papel da valeriana neste caso de dependência; A valeriana foi classificada como GRAS (geralmente reconhecido como seguro) nos Estados Unidos para a utilização alimentar, enquanto os extratos e o óleo da raiz são usados como flavorizantes em alimentos e bebidas.

Superdosagem: Uma overdose intencional foi relatada, em que a ingestão de 20 vezes a dose recomendada causou sintomas suaves que se resolveram dentro de 24 horas.

Toxicologia: Uma preocupação surgiu com a descoberta que os valepotriatos são agentes mutagénicos no ensaio de Ames, porém sua biodisponibilidade pobre torna-os uma fonte improvável de toxicidade em pacientes. Os ratos toleraram doses de valeriana maiores que 1 g/ kg, pelas vias - oral e intraperitoneal, mostrando uma ataxia, relaxamento muscular e hipotermia.

COMO FAZER: Coloque 1 colher de chá da raiz e do rizoma picados em 1 xícara de água fervente. Abafe por 5 minutos e coe.

COMO BEBER: Tome 1 xícara de chá, de 1 a 3 vezes ao dia

SaúdePlantas que Curam e Chá & Cia
Imagem: Mundo das Tribos