sexta-feira, 30 de março de 2012

Asma: Tratamentos Naturais

Confira neste artigo informações sobre esta doenças/problema de saúde bem como alguns tratamentos naturais que poderão lhe ajudar.SINTOMAS
Dificuldade respiratória, tosse, chiado e aperto no peito. Ataques de vários sintomas podem ocorrer subitamente ou gradualmente. Às vezes, há tosse persistente com escarro espesso, podendo ser de cor clara ou amarela. Há uma sensação de asfixia.

CAUSAS
Asma é uma doença pulmonar que resulta na obstrução das vias aéreas. Durante um ataque de asma, os músculos em torno dos brônquios (que são as pequenas passagens dos pulmões) ficam apertados e estreitos, tornando difícil para o ar a sair dos pulmões.

A inflamação crônica e sensibilidade excessiva dos brônquios produzem esses espasmos restritivos. Os tubos brônquicos incham e tornam-se conectados com as mucosas. Os ataques, muitas vezes, ocorrem à noite e, normalmente, começam como uma tosse não produtiva e sibilância (chiado no peito), sendo freqüentemente seguidos por dificuldade respiratória e um aperto no peito. Depois de algumas horas ele diminui e acaba.

Mas o que provoca o ataque? Apenas algumas pessoas têm asma, e estes podem ter um ataque desencadeado por um alergênico ou outro irritante, tais como produtos químicos, drogas, ácaros, penas, aditivos alimentares, poluentes, fumaça, mofo, raiva (animal), fumo, etc. Mas, alguns fatores como os seguintes também podem desencadear o ataque: ansiedade, medo, rir, stress, baixo nível de açúcar no sangue, desordens adrenais, mudança de temperatura, muita umidade ou secura ou infecções respiratórias.

Cerca de 80% têm uma desordem alérgica. Os especialistas advertem que quanto maior a quantidade de poluentes, maior será o número de asmáticos. Muitos trabalhadores têm de viver continuamente em contato com produtos como uretano, poliuretano, resinas, produtos químicos de limpeza e muitos outros produtos químicos para a indústria comum. Na última década, o número de asmáticos na América aumentou um terço! Crianças menores de 16 anos e adultos com mais de 65 são os que mais sofrem.

Asmáticos são freqüentemente muito sensíveis aos alimentos contendo aditivos como: metabissulfeto de potássio, dióxido de enxofre, bissulfeto de potássio, bissulfeto de sódio, etc. Alguns restaurantes os utilizam para evitar a descoloração em saladas e outros alimentos. Sulfetos também são adicionados a muitos outros alimentos pela indústria alimentar.

Dióxido de azoto, dióxido de enxofre, monóxido de carbono, hidrocarbonetos, óxidos de azoto, fumo e cigarro também são conhecidos por precipitar crises asmáticas.

Fumos e odores fortes como de tintas, gasolina, perfumes, etc, perturbam muitos asmáticos.

Existem dois tipos de asma: intrínsecos e extrínsecos.

Asma extrínseca geralmente se inicia na infância, é sazonal e é geralmente causada por um número definido de substâncias que podem ser mais facilmente identificados.

A asma intrínseca é a mais grave, e geralmente começa após os 30 anos de idade. Os ataques podem ocorrer a qualquer momento e as causas são muito mais difíceis de se identificar.

Cerca de metade dos asmáticos são diagnosticados entre 2 e 17 anos, outro terço após os 30. O outro um sexto não se encaixa nas categorias intrínseca ou extrínseca. Por exemplo, alguns podem iniciar o problema em seus 20 anos e outros após os 30, e desenvolver reações sazonais a apenas um ou dois alergênicos.

Mas asma pode ser difícil de diagnosticar, pois seus sintomas são semelhantes aos da bronquite, enfisema e infecções pulmonares.

Durante um período de tempo, os ataques podem se tornar mais freqüentes, por isso o melhor é que a pessoa com asma aprenda todas as formas possíveis para atenuar o problema. Aqui estão algumas sugestões:

TRATAMENTOS NATURAIS - DURANTE O ATAQUE

• Fomentos quentes para a parte de trás do pescoço, tórax e frente do tórax são úteis, juntamente com um escalda pés quente. Mantenha a cabeça fria com compressas de água fria ou use um ventilador.

• Despejar água fria na parte de trás do pescoço é útil. A pessoa deve se curvar e a água deve ser derramada sobre a parte de trás do pescoço. Estando o balde/chuveiro/mangueira a cerca de 24 centímetros acima do pescoço, derrame a água por cerca de 30 a 90 segundos. Faça isso 3 vezes por dia durante a fase crítica.

• Um vaporizador, que sopra ar frio e úmido é útil durante um ataque. Mentol ou óleo de eucalipto pode ser adicionado à água.

• Após misturar de um dente de alho em uma xícara de água, beba. Isto pode ser vomitado, soltando o catarro. Se vomitar, beba uma outra xícara. O alho realmente ajuda.

• Alguns tomam uma xícara de água quente, chá de nepenta ou de verbasco a cada hora.

• Ao primeiro sinal de um ataque asmático, sente-se com as costas eretas em uma cadeira pelos primeiros 10 minutos. Inale pelo nariz e exale pelos lábios. Isto ajuda a abrir os tubos brônquicos.

• Em seguida, abaixe-se à altura do seu estômago, com a cabeça e o tórax ao longo da borda da cama. Tussa suavemente durante 2 a 3 minutos, para expelir o escarro. (mas, durante um ataque, alguns podem não tolerar esta situação, em vez disso, podem se deitar de bruços na cama com 2 a 3 travesseiros sob o quadril e uma toalha sob o seu rosto.)

• Um banho morno ajuda a acalmar e relaxar aos nervos.

• Lobélia é uma erva que, quando tomada lentamente, relaxa os nervos e tende a parar o espasmo. (se for bebida de forma mais rápida, tem um efeito diferente, e induz a vômitos.)

• Óleo de verbasco é um valioso remédio para congestionamento brônquico. O óleo pára tosses porque desobstrui tubos brônquicos. Quando tomado com água ou suco de frutas o efeito é ainda mais rápido.

• Outras ervas úteis incluem chás de bagas de zimbro, equinácea, e casca de slippery elm.

TRATAMENTOS NATURAIS – GERAL
• Coma uma dieta nutritiva. Inclua alho e cebola. Coma comidas leves.

• Evite alimentos processados e comidas rápidas (fast food), e não utilize nicotina, álcool ou cafeína. Não use chocolate, peixe, ovos e outros alimentos alergênicos comuns. Evite alimentos que contenham aditivos.

• Evite as bananas e melões.

• Não utilize produtos lácteos. Você pode ser alérgico também a produtos que usam trigo. Não coma gelados ou outros líquidos frios. Frio pode levar os tubos brônquicos a um espasmo.

• Um estudo revelou que uma dieta livre de gordura pode ajudar a reduzir a asma.

• Certifique-se e beber água suficiente. Este fluido vital é muito necessário para manter seus pulmões e brônquios livres de catarro.

• Siga cuidadosamente a dieta.

• Aprenda a tocar um instrumento de sopro, gaita ou cantar. Pratique respiração profunda quando você estiver ao ar livre. Faça exercícios físicos regularmente. Caminhada e natação são boas opções. Você precisa fortalecer sua capacidade pulmonar e utilizá-la. Isso irá fortalecer todo o seu trato respiratório. Uma pessoa em repouso utiliza apenas 10% da sua capacidade pulmonar; o trabalho árduo que aumenta para cerca de 50%.

• Sopre vigorosamente através de um canudo em uma grande garrafa de água. Isso força o tubo brônquico a se expandir e tornar-se um pouco maior.

• Alguns asmáticos têm problemas quando respiram muito profundamente. Uma forma de minimizar a asma induzida por exercício é a de usar uma máscara que retém calor e umidade e limita os efeitos do frio e do ar seco.

• Dedique alguns minutos por dia praticando exercícios simples como ficar em pé, expandir seu peito e respirar profundamente. Faça simples exercícios (no chão, contra as paredes, etc) que poderão lhe ajudar.

• Mude-se para lugares onde o ar é mais puro.

• Pratique respirar pelo nariz ao invés da boca.

• Faça um jejum, 3 dias em cada mês, de água e suco de limão, para ajudar a limpar o corpo de toxinas e mucosas.

• Reduza o stress. Evite preocupações e medo.

• Obter um bom aspirador e livre-se da poeira e ácaros em sua cama, almofadas, tapetes, etc. Evite penas de gansos (almofadas, casacos, travesseiros). Baratas mortas também são conhecidas por produzirem um pó que pode levar a um ataque. Locais fechados com muitas plantas podem conter mofo. Mantenha o banheiro, pias e armários limpos de mofo.

• Elimine as coisas da casa que abrigam poeiras: carpetes, venezianas, cortinas, etc. Cortinas de algodão laváveis pode-se usar. Evite o uso de ventiladores elétricos, pois eles sacodem a poeira.

• Pratique a “respiração do sono”. Isto é feito com uma respiração mais lenta e profunda do que a normal, com três segundo de pausa no início da inspiração e no final da expiração.
HIDROTERAPIA
Banho morno antes de deitar, compressa quente abdominal, beber água potável, banhos frios graduais. Corrija qualquer perturbação existente estômago. Se a pele está inativa, faça um processo de sudorese (como uma sauna), seguido de um banho frio de uma forma adequada.

INCENTIVO
Como todo pai, Deus deseja ver Seus filhos bem. Ore, converse com Deus e peça ajuda a Ele! Com certeza Ele tem muitas bênçãos separadas para você.

Fonte: Portal Natural

Nenhum comentário:

Postar um comentário