quinta-feira, 29 de março de 2012

BARDANA

Também conhecida como pergamassa, erva-dos-tinhosos e carrapicho-de-carneiro, essa planta de folhas grandes e caule encorpado é rica em nutrientes.
O maior destaque da bardana é a sua acção depurativa. ou seja, ela ajuda a limpar e desintoxicar o organismo - principalmente as artérias - de impurezas que podem causar males à saúde.

Propriedades terapêuticas: O fruto dessa planta possui acção antibactericida, auxiliando na aceleração de cura e cicatrização de abcessos e furúnculos. Mas a bardana e seus frutos não trazem benefícios apenas para a pele; ela também auxilia num aumento da produção de insulina pelo pâncreas, ajudando no combate ao diabetes.


Raízes do bem: apesar dos benefícios provenientes do fruto da bardana, é a raíz que é utilizada para preparar chás, saladas a até refogados. A cultura popular ressalta seus poderes contra picadas de insectos e aranhas, graças à capacidade de acalmar a dor - acção anestésica - e evitar possíveis infecções do local afectado. A bardanaainda possui propriedades diuréticas, que ajudam a eliminar o excesso de líquidos do organismo. O chá dessa erva é um excelente medicamento para o fígado e pode aliviar artrite e gota, além de processos inflamatórios da pele, como eczema e psoríase.

Valor nutricional: Nutricionalmente, abardana fornece fibras, fósforo, proteínas, glicídios, cálcio, ferro, vitaminas A, B1 e C, riboflavina e niacina ao organismo

Indicações:
- Tem propriedades laxantes
- Funciona como diurético
- Ajuda a eliminar ácido úrico
- Combate cálculos renais
- Auxilia no combate a problemas de vesícula
- Melhora inflamações
- Ajuda na cicatrização de feridas


CHÁS PODEROSOS:
Chá diurético:Fatie uma raiz de bardana bem lavada. Coloque 1 colher (sopa) da raíz e 1/2 litro de água em uma panela e leve ao fogo ate ferver. Desligue o fogo, tampe e deixe abafado por 10 minutos. espere amornar, coe e tome 1 chávena (chá) a cada 8 horas.

Dica: a casca das raízes contém grande parte das propriedades da planta. Portanto, não descasque. para limpar, use água corrente e uma escovinha de cerdas macias.

Gota e inflamações: Em um copo (250ml), coloque 3 colheres (sopa) de folhas, flores e raízes frescas de bardana e macere com o cabo de uma colher. Leve ao microondas por 30 segundos ou aqueça em banho-maria no fogão. Aplique cataplasmas (usando algodão ou gase) em temperatura morna, nos locais afectados. retire com água e repita a aplicação a cada 3 ou 4 horas.


Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário