quinta-feira, 29 de março de 2012

Castanha da Índia



O castanheiro-da-índia (Aesculus hippocastanum) é uma grande árvore que pode atingir até 25 metros de altura. Já o seu fruto é pequeno, e chamado de castanha da Índia. Esse fruto é utilizado como alimento há muito tempo e seu consumo ajuda a tratar diversos problemas de saúde.

Propriedades e benefícios da castanha da Índia

A castanha da Índia é adstringente, anti-hemorroidal, anti-inflamatória, estimulante, hemostática, redutora de permeabilidade capilar, tônica vasoconstritora e vasoprotetora. Diante dessas propriedades, a castanha apresenta os seguintes benefícios:

-Ameniza e previne as indesejadas varizes, que são veias superficiais dilatadas – que costumam incomodar mulheres e homens, por causa do aspecto que dão a pele.
-Auxilia o tratamento das incômodas hemorroidas, que consiste na inflamação ou dilatação de veias ao redor do ânus, causando dor e, às vezes, sangue.
-Trata equimoses, as pequenas infiltrações de sangue que são consequências do rompimento de vasos capilares.
-Auxilia no tratamento para eliminar edemas, que são acúmulos anormais de líquido em partes específicas do corpo.
-Trata casos de tromboflebites e prostatite.
-Ótima para mulheres em fase de menstruação, pois melhora as cólicas menstruais, a famosa TPM e a dor nas pernas.
-Trata inchaços em geral, causados por má circulação.
-Atua no tratamento de dermatites.
-Ameniza diversas inflamações na pele.
-É recomendável em casos de eczemas.
-Pode ajudar a emagrecer se somada à uma boa dieta, já que evita o acúmulo anormal de líquidos e inchaços.
-Efeitos colaterais e contraindicações

Os efeitos colaterais da castanha da Índia são: leve irritação das mucosas digestivas e dermatite de contato. Quanto às contraindicações, recomenda-se que não seja consumida por gestantes, mulheres no período de amamentação, crianças e durante um tratamento com anticoagulantes.

A superdosagem desta castanha pode causar problemas, tais como: coceira, fraqueza, vômito, depressão do sistema nervoso central, paralisia, estupor, dilatação da pupila e diminuição da coordenação motora.

Como consumir 

Para fins medicinais, o chá com as folhas é o mais indicado, mas a castanha em si pode ser adicionada à sua alimentação. Uma por dia ou pelo menos algumas vezes na semana para acostumar, é uma boa opção. Existe também a possibilidade de consumi-la em cápsulas, que é um caso a ser conversado com seu médico.

                                                     ***************************

Chá de Castanha da Índia

Para fragilidade capilar e insuficiência venosa que geram problemas de circulação e consequentemente varizes e hemorroidas. Este remédio para além do fato de ser natural, também é regulamentado pela ANVISA. Usaremos a castanha da Índia (Aesculus hippocastanum) para uso adulto.

Você vai precisar de:
1,5 g (meia colher de sopa) de sementes de castanha da índia com a casca
150 mL (uma xícara de chá) de água

Modo de Preparo:
O processo de preparo do chá é por decocção, isto é, acrescente as sementes de castanha da india na água de deixe ferver por cinco a dez minutos para extrair as propriedades.

Posologia 
Beber uma xícara de chá duas vezes ao dia, após as refeições.

Precauções
Não utilizar durante a gravidez, lactação, ou em casos de insuficiência hepática e renal, como também em casos de lesões da mucosa digestiva em atividade.
Altas doses do chá pode causar irritação do trato digestivo, náusea e vômito.
Não utilizar junto com medicamentos anticoagulantes.

Fonte: Receita Natural e Benefícios Naturais

Nenhum comentário:

Postar um comentário