quinta-feira, 29 de março de 2012

Hibiscus


A cor é linda, o sabor é muito agradável, retarda o envelhecimento da pele e ajuda a emagrecer. Para completar, faz muito bem à saúde!
Hibiscus é uma planta medicinal utilizada principalmente como hipotensor e redutor de colesterol. Também atua em doenças de fígado e ajuda a impedir a oxidação de lipoproteínas de baixa densidade, devido a seu forte caráter antioxidante.
O chá de hibiscus, com propriedades medicinais, pertence a uma espécie conhecida como ,Hibiscus sadariffa, que provém da Ásia, especialmente da Índia, e da África.

Atenção: A espécie ornamental, que enfeita os jardins pertence à espécie Hibiscus rosasinensis!

O hibiscus é rico em antocianina, que integra o grupo dos flavanóides, sendo assim similar ao vinho, com a vantagem de não possuir álcool em sua composição; e de mucilagem, pigmentos flavonóicos, acido tartárico, málico, cítrico e hibístico, fitosteróis, como o sitosterol, campestrol, ergosterol, estigmasterol, ele traz vastos benefícios à saúde do organismo.

Este chá atua também como antioxidante, adia o envelhecimento da pele, além de ser abundante em cálcio. Atua no aceleramento do metabolismo, além de impedir o aparecimento do diabetes de tipo 2, de reduzir a produção do colesterol, bem como de diminuir os níveis de lipídio e glicose na circulação sanguínea.

Além do mais, esta substância atua como calmante, é diurética e laxante, com a vantagem de não conter cafeína. No Ocidente ela só se tornou popular depois que os indianos passaram a enviá-la para os EUA, a Alemanha, Inglaterra e França. Só recentemente a produção do chá de hibiscus se nacionalizou, pois há dez anos ele era obtido apenas como um produto importado, largamente utilizado entre egípcios, gregos, jamaicanos e espanhóis.

O hibisco é livre de cafeína e rico em vitamina C. Apresenta bom gosto e fragrância, além de cor natural e vibrante. Na África do Norte é utilizado como refrescante natural para o corpo. Seu chá pode ser servido quente ou frio.

Dentre os vários benefícios do uso dos produtos à base da flor do Hibiscus sabdarifa, citamos alguns:

- Age como um Antioxidante

- Abaixa as taxas de lipídios (colesterol e triglicérides) e glicose totais no sangue

- Tem propriedades hipotensoras e diuréticas

- Favorece o organismo nas constipações intestinais

- Retarda o envelhecimento da pele

- Rico em cálcio e outros minerais como o magnésio e ferro

- Contém mucilagens (fibras solúveis em água), antioxidantes (antocianinas como a hibiscina, cianidina e delfinina), pigmentos flavonóicos, acido tartárico, málico, cítrico e hibístico, fitosteróis (sitosterol, campestrol, ergosterol, estigmasterol).

Portanto, vai além de uma simples proposta de perder excesso de gordura corporal, mas de favorecer a saúde orgânica como um todo.

Indicação: O Chá de hibiscos é indicado para dieta de emagrecimento, espasmo gastrintestinal, cólica uterina, má digestão, gastrenterite, hipertensão, constipação intestinal, ativar a excreção da urina, infecções da pele, varizes e hemorróidas.

Como Fazer: Coloque 1 colher de sopa de erva para um litro de água, ferva por 5 minutos, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

Como beber: Tomar de 4 a 5 xícaras ao dia.

Fonte: Aloe Vita e Chá & Cia

Nenhum comentário:

Postar um comentário