quarta-feira, 13 de junho de 2012

Resfriado Comum: Tratamentos Naturais


Confira neste artigo informações sobre esta doenças/problema de saúde bem como alguns tratamentos naturais que poderão lhe ajudar.
NOTA - A maioria dos seguintes recomendações também se aplicam a tosse e gripe.

SINTOMAS
Resfriado é uma inflamação geral da membrana mucosa das passagens respiratórias. Os sintomas incluem: irritações no nariz e garganta, lacrimejamento, febre, dores de cabeça, calafrios, dores musculares, e perda temporária do olfato e paladar.

Um forte resfriado pode se formar devido à infecção aguda ou crônica, como a gripe aviária, gripe, amigdalite, sinusite, catarro bronquial, crônica frio, ou por um tipo similar de infecção por vírus.

As crianças que freqüentemente têm resfriados ou gripes podem ter disfunções da tireóide.

RESFRIADO E GRIPE
Como saber se é um resfriado forte ou gripe? Aqui está a diferença:

Dor de Cabeça - proeminentes em gripe, mas rara em resfriados.

Febre - freqüente e repentino na gripe; rara em resfriados.

Fadiga - extrema em gripe e pode durar 2-3 semanas, enquanto existe apenas uma leve fadiga quando estamos resfriados.

Dores Gerais - comuns e muitas vezes graves em gripe; ligeiro em resfriados.

Nariz Escorrendo - ocasionalmente, na gripe, comum em resfriados.

Tosse – comum com a gripe podendo se tornar grave. Apenas ligeira a moderada em resfriados.

Dor de garganta – às vezes em gripes, comum em resfriados.

CAUSAS
O problema é causado por vírus. Muitas vezes o que acontece é que a pessoa permitiu que a resistência do seu organismo ficasse fraca, facilitando a entrada do vírus. Fatores que reduzem a resistência do organismo permitindo que o vírus entre são superexposição ao frio, fadiga, infecções recentes ou atuais, reações alérgicas, inalação de poeira ou gás irritante, comer em excesso, má alimentação e o consumo de açúcar ou de álcool.

O resfriado comum não é uma infecção qualquer que pula e ataca um inocente qualquer que esteja passando por perto. Nem sequer é uma doença. O resfriado é a cura de uma condição de “pré-doença”. E os sintomas são tentativas por parte do corpo para restabelecer as condições normais.

O vírus do resfriado pode mudar de tamanho e de forma, tornando impossível produzir uma vacina adequada. Há mais de 100 diferentes vírus que causam resfriados. Os sintomas duram de 7 a 14 dias, independentemente da terapia. O período de incubação é muito curto (1-3 dias), em vez dos 10/21 dias para a maioria dos vírus. O resfriado parece que aparecem subitamente. Quando você começa um formigamento no nariz e garganta, muco nasal, ou garganta inflamada, não espere pela tosse, fraqueza, febre e para começar! Vá para a cama.

TRATAMENTOS NATURAIS
• O resfriado é o resultado de não viver no melhor nível. Quando ele chega, ele limpa toxinas do organismo e ajuda a pessoa a voltar a ficar boa forma, com boa saúde. Um resfriado é, realmente, uma bênção, pois obriga as pessoas a descansar, o que, de outra forma, poderia desenvolver prematuramente doenças debilitantes, crônicas e com risco de vida.

• Um resfriado é sempre na parte superior do tracto respiratório (nariz, boca, garganta e brônquios superiores). Se a congestão se desenvolve no peito, o resfriado está se tornando em algo ainda mais sério!

• Não ignore um resfriado e se arrastar para o trabalho. Assim que notar os primeiros sintomas do resfriado, vá para a cama, beba suco de limão na água fresca e sossegue, até ficar bem!

• Se você não sabe como cuidar de si mesmo, contate um médico, especialmente se você tem:

(1) Arrepios e falta de ar ocorrer.
(2) Febre acima 38oC. por mais de três dias, ou qualquer febre acima 39.5oC.
(3) manchas amareladas ou brancas aparecem na garganta.
(4) Os linfonodos sob a mandíbula e no pescoço tornaram-se alargadas.
(5) Qualquer dor forte, tais como dor de ouvido, amígdalas inchaços, dor sinusal, ou nos pulmões ou no peito.
(6) Há grandes quantidades de escarro ou ele é esverdeado ou sanguinolento.
(7) Existe uma extrema dificuldade em engolir.
(8) Respira com dificuldades e com chiado.
(9) Respiração rápida e curta.

• Se você tiver dor de garganta, tenha cuidado e verifique se existem manchas brancas ou amarelas na garganta. Um cotonete pode ajudar a verificar sobre estas manchas.

• Crianças com febre alta devem consultar um médico no prazo de 24 horas.

• O tratamento deve incluir bastante vitamina C, mas sem produzir diarréia. Também ingerir pequenas quantidades alho (juntamente com a vitamina C, é um excelente lutador germe). Vitamina A, lactato de cálcio ou gluconato, levedura de cerveja, B6, vitamina E e vitamina F ajudam a reduzir a freqüência e a duração dos resfriados.

• Na fase aguda, quando se apresentar febre, a pessoa pode abster de alguns alimentos sólidos e procurar beber mais sucos de frutas frescas e vegetais, diluído (50-50) com a água, além de chás de ervas. O tratamento adequado dos resfriados é para incentivar a eliminação através de todos os canais, de modo que a eliminação através de um canal somente não se torne excessivo.

• Assim que a crise passar, deixe a pessoa voltar comer algumas proteínas e outros alimentos que haviam sido deixados de lado.

• A pessoa pode tomar um caldo de batata duas vezes por dia. As cascas devem ser de 1 centímetro de espessura (deite fora os centros). Ferva-a durante cerca de 20-30 minutos; escorra, resfrie e beba. Faça este suco fresco e beba todos os dias.

• Para evitar arrepios, repouse na cama o tempo suficiente, e tome um pouco de sal (no alimento/água/etc) para o substituir perdido no suor.

• Depois que a febre abaixar, faça uma rápida dieta de frutas e vegetais crus de baixa caloria. Pode-se incluir sucos e chás de ervas (plantas medicinais), adoçado com um pouco de mel. Algumas sementes e nozes podem ser comidas, mas devem ser bem mastigadas.

• Entre os chás, podemos incluir camomila, hortelã e gengibre. Óleo de eucalipto é útil. Coloque 5 gotas numa banheira quente ou 6 gotas em um como com água fervente. Ponha uma toalha sobre sua cabeça e, sem queimar-te, inale este ar.

• Evite aspirina (especialmente para crianças), uma vez que provoca hemorragia interna. Existe também um outro problema: o que você acha que é de pouca conseqüência pode ser uma gripe ou varicela, que são causadas por um vírus. O resfriado também é. Quando crianças que apresentam certas infecções virais tomam aspirina, o risco de desenvolver a síndrome de Reye é aumentada! Esta é uma doença hepática rara, mas fatal. O mesmo se aplica a medicamentos para resfriado que contenham aspirina na fórmula.

• Como já mencionado, tome vitamina C, zinco e alho. Evite estar deprimida; tentar ser alegre. Existe cura na felicidade. Olhe para Jesus e ore a Deus. Deixe um amigo ler algumas promessas bíblicas para você de vez em quando; penso nisso. Descanse, relaxe e não se preocupe. Mantenha-se aquecido, mas receba ar fresco de vez em quando. Tome bastante líquido. Gargareje três vezes por dia com água salgada (1 copo de água morna com 1 colher de chá de sal na mistura). Tome um ducha quente.

Existe uma grande variedade de tratamentos hidroterápidos que podem ser feitos para aliviar o resfriado. Exemplo: faça um banho de contraste (no chuveiro, permaneça 3 minutos na água quente e 30 segundos na água fria – repita isto por 3 a 4 vezes, terminando na fria).

PREVENÇÃO
Uma vez adquirido, o resfriado deve seguir o seu curso. Então é melhor, muito melhor, preveni-lo do que curá-lo. A melhor prevenção é a de viver bem, alimentar-se adequadamente, exercitar-se ao ar livre, descansar o suficiente. Não poupem o sono durante a noite, especialmente nos meses mais frios. Não compartilhem comida nem talheres com alguém que esteja resfriado. Em dias frios, agasalhe-se adequadamente e não saia de casa com a cabeça molhada.

Muitas pessoas que são mais suscetíveis a resfriados, poderão nunca tê-los. Eles aprenderam a viver acima do nível em que se encontram estas infecções. Aprenda você também sobre os distantes sinais de alerta que o corpo pode dar antes de pegar um resfriado.

INCENTIVO
Cristo morreu para que você pudesse ser perdoado de seus pecados e, por Sua graça, ser capaz de viver de acordo com a vontade de Deus. Faça isto e viva melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário