domingo, 1 de abril de 2012

Alfafa (Luzerna)

Planta Medicinal indicada como tonificante, proteção contra infecções, etc.

Também conhecida como alfafa, melga, melga-dos-prados e, no Brasil, alfafa-de-flor-roxa, a luzerna é originária do Oriente Médio e cultivada nas regiões temperadas de todo o mundo.
Planta forrageira da família das leguminosas, atinge de 30cm a 80cm de altura. suas flores são de cor azulada. O fruto é um pequeno legume enrolado em forma de caracol.
Desde os tempos mais remotos, os animais domésticos têm desfrutado das vantagens dessa planta, enquanto seus donos a desprezam, considerando-a pouco refinada para aparecer em suas mesas. Graças à moderna química analítica, hoje são conhecidas as propriedades da luzerna, possibilitando que se tire o melhor proveito dela.
Propriedades e Indicações:
Os brotos tenros da luzerna são muito ricos em cálcio (525mg por 100g, o triplo do que existe no leite), fósforo, provitamina A em forma de betacaroteno, vitaminas C, B e K, enzimas, aminoácidos essenciais e outros nutrientes, além de fibra vegetal. Por isso, a luzerna possui propriedades remineralizantes, tonificantes, homostáticas, e de proteção contra infecções.
É especialmente indicada nos seguintes casos:
a) Anemias: por deficiências vitamínicas ou minerais.
b) Raquitismo e desnutrição
c) Úlcera gastroduodenal
d) Dispepsia e fermentações intestinais: pela sua riqueza em enzimas.
e) Prisão de ventre: por seu conteúdo em fibra vegetal.
f) Hemorragias nasais, gástricas e uterinas: não esquecendo que qualquer perda de sangue anormal deve ser objeto de consulta médica.
Preparação e emprego:
Uso interno: Como alimento: A luzerna, como outras verduras e hortaliças, pode ser comida crua em saladas (os brotos tenros) ou cozida. Seu conteúdo de vitamina C resiste muito bem à cozedura.
Suco fresco: Um copo, tomado pela manhã, constitui um excelente tônico.
Infusão: Trinta gramas por litro d'água. Tomar de três a cinco xícaras por dia.
Extrato seco: 0,5g a 1g por dia.

Fonte: Portal Natural

Nenhum comentário:

Postar um comentário