segunda-feira, 2 de abril de 2012

Uso das Plantas: Saladas

Dicas de utilização e benefícios
A salada é, sem dúvida, a forma mais natural possível de se empregar uma erva. Usadas ainda frescas, recém-colhidas da horta ou do quintal, as folhinhas verdes operam milagres, trabalhando na prevenção dg doenças, nutrindo, reconstituindo o sangue, desfazendo males de várias ordens, acalmando, fortalecendo, enfim, contribuindo para que a vida valha a pena.
Procure sempre hortaliças e folhas de hortas conhecidas que não utilizem agrotóxicos e estejam livres de água contaminada e esgotos.
Em terrenos limpos de contaminação animal, etc., você pode colher plantas como: tanchagem, dente-de-leão, beldroega, serralha, caruru, e usá-las como salada. Só ou em mistura de duas a três qualidades.
Quantas qualidades usar? Geralmente se recomenda de três a quatro qualidades por salada. Uma folha - exemplo: rúcula; uma raiz - exemplo: cenoura; um fruto da horta - exemplo: tomate; mais os temperos: cebola, salsinha, coentro, etc.
E os temperos? É sempre melhor deixar as hortaliças limpas e nas vasilhas próprias, temperando só no instante de servir. O tempero mais simples seria limão e sal.
Pessoas com problemas nervosos e digestivos, os que têm anemia e debilidade geral, serão especialmente beneficiados com o uso de tempero nas saladas cruas, pois, sem eles, dificilmente a boa digestão e aproveitamento das folhas se realizarão. Os temperos estimulam as funções digestivas, que geralmente são lentas em pessoas com esses tipos de problemas.
Experimente e use as folhas verdes com satisfação e alegria, regularmente, na hora do almoço. Você pode e deve usar na forma de salada, além das folhas conhecidas da horta - quebra-pedra, mentruz em pouca quantidade, hortelã, tanchagem, tomilho, manjericão, poejo, manjerona, etc.

Fonte: Portal natural

Nenhum comentário:

Postar um comentário