segunda-feira, 2 de abril de 2012

Uso das Plantas: Emplastos

O que é emplasto e como utilizar?

Emplastos são aplicações de plantas curativas quentes, misturadas a um espessante qualquer, para conservar o calor e facilitar a aplicação.
Se o espessante for farinha de linhaça, você terá também o efeito do óleo e das propriedades da linhaça, você terá também o efeito do óleo e das propriedades da linhaça que favorecem o resultado da aplicação.

Exemplo de emplasto:

Para aliviar dor "ciática":
  • 1/2 litro de farinha de linhaça ou farinha de mandioca (se usar farinha de mandioca, acrescente 2 a 3 colheres [sopa] de óleo de oliva, dendê, pequi, jaborandi, etc).
  • 3 xícaras de agrião, rúcula, repolho ou rabanete
  • 1 xícara de cebola picada
  • 6 colheres (sopa) de tomilho ou orégano
Pique bem as ervas recomendadas, junte a farinha e vá despejando água fervendo, mexendo com colher de pau em vasilha de louça, até formar uma massa própria para moldar. Não coe as plantas no emplasto; elas devem permanecer, oferecendo suas propriedades durante toda a aplicação. Teste a temperatura e aplique na espessura de 2 centímetros, diretamente na pele, no local da dor. Cubra com panos de algodão e lã e bolsa de água quente, para conservar o emplasto aquecido.
Para casos de ciática é necessário usar a bolsa de água quente, cobrindo o emplasto, ou toalha aquecida no fogo, para que o calor por mais tempo garanta também a ação das ervas.

Fonte: Portal Natural

Nenhum comentário:

Postar um comentário