domingo, 1 de abril de 2012

Camomila



Planta Camomila de nome cientifico (Matricaria chamomilla). É um desinflamatório; esta planta medicinal alivia as úlceras gástricas. Melhora a  conjuntivite e a rinite. As flores de camomila tomadas em infusão aliviam os transtornos digestivos e alergias ; em compressas alivia a inflamação dos olhos  e do intestino. Sedativa, antiespasmódica. A infusão favorece o sono e alivia inflamações da pele.

A camomila é conhecida como "o médico dos vegetais", pois pensa-se que ela ajuda no crescimento e na saúde de muitas outras plantas, especialmente aquelas que produzem óleos essenciais. A ideia que surge é que ela seja a unica responsável pelo aumento da produção desses óleos, tornando certas ervas, como a hortelã (hortelã pimenta, sálvia, orégão) e o manjericão fortes no aroma e no sabor.

A CAMOMILA ACLARA O CABELO

O Shampoo e condicionador de camomila funcionam especialmente se voce fizer um banho de creme com o condicionador de camomila e for para o sol, ficar durante uns 30 minutos depois lavar o  cabelo, em pouco tempo, talvez um mes, voce poderá ver a diferença. No entanto parece que lavar o cabelo apenas com chá de camomila e deixar um tempo ao sol, dá melhores resultados, mas tambem depende muito do cabelo. Se o seu cabelo for muito escuro, quase não muda nada,… os cabelos loiros escuros tendem a clarear mais. Esperimente assim: Lave os cabelos no chá de camomila, faça a infusão, e lave 3 x por semana, de seguida deixe a agua agir durante cerca de 40 minutos, e enxague. Funciona mesmo….

Embora seja extremamente raro, consumir doses muito elevadas de camomila pode causar náuseas, vômitos e embora muito raramente, erupções cutâneas.

Receita de Chá Relaxante

Misture em partes iguais flores de camomila, tília e folhas de  erva cidreira ou verbena. Faça o chá de modo habitual. Este chá é muito agradável e útil especialmente para reduzir o  stress, diz-se que pode ser tomado sem restrições, mas no entanto não é bem assim. A camomila junto com o  alecrim fazem também um ótimo chá para as  dores de cabeça.

CAMOMILA - tem ação calmante, anti-inflamatória e digestiva. Usada em casos de ansiedade, gastrites. inflamações de pele, mucosas e vias respiratórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário