domingo, 1 de abril de 2012

Erva Cidreira



A erva-cidreira é uma planta medicinal de fácil cultivo, que pode ser utilizada na preparação de remédios caseiros para acalmar e para melhorar a digestão.

A erva-cidreira também é conhecida popularmente como cidreira, citronete e melissa. Seu nome científico é Melissa oficinalis.

Para que serve a erva-cidreira

Acalmar, desinfetar, má digestão, prevenir doenças cardíacas, controlar a pressão, dor de cabeça, pé de atleta, insônia perda do apetite.

Propriedades da erva-cidreira

Ação anti-espasmódica; sudorífica; calmante; anti-inflamatória e antibiótica.

Modo de uso da  erva-cidreira

Para fins medicinais em fitoterapia são utilizadas apenas as folhas frescas ou secas.

Chá de erva-cidreira: Adicione 3 colheres (de sopa) de folhas da erva-cidreira para cada xícara de água fervente e beba ao longo do dia.
Aromaterapia: Para relaxar utilize um chá ligeiramente mais forte e misture um litro de chá na água da banheira. Proporção da preparação: 8 colheres de chá de erva para um litro de água.
Culinária: A erva-cidreira é principalmente utilizada como toque final no preparo de saladas, por exemplo.

Efeitos colaterais da erva-cidreira

Diminuição da frequência cardíaca, sonolência.

Contra indicações da erva-cidreira

Em caso de alergia à erva-cidreira.

                                                   *********************

INDICAÇÃO: É sedativa, analgésica e anti-térmica. Auxilia no tratamento de doenças nervosas, ansiedade, catarro, cefaléia, cólicas menstruais e intestinais. Ajuda a diminuir atividade motora,em  distúrbio renal, dor de cabeça, dor estomacal, dor muscular, espasmo intestinal, dores estomacais, flatulência (gases), gastralgia, indigestão, infecções das vias respiratórias e digestiva, insônia, nervosismo, resfriado, reumatismo, problemas nos rins, estresse, tensão muscular, tosse, vômitos, poros dilatados, celulite e lactante.

COMO FAZER: Em um litro de água fervente, coloque 2 colheres de sopa da erva, deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos.

COMO BEBER: Tomar 1 xícara de 3 a 4 vezes ao dia.

Fonte: Tua Saúde e Chá & Cia

Nenhum comentário:

Postar um comentário