domingo, 1 de abril de 2012

Avenca


Planta medicinal indicada para acalmar a tosse e fortalecer os cabelos
Acalma a tosse e fortalece o cabelo.
Descrição: É uma planta vivaz, que atinge de 10 cm a 40 cm de altura. Os caules e os pecíolos (pezinhos que seguram as folhas) são finos, lisos e brilhantes. Têm um sabor ligeiramente doce. Prefere os lugares úmidos como as paredes dos poços, as fontes e as grutas. Em tratamentos da tosse, utilizam-se os caules finos, os pecíolos (pezinhos) e as folhas.

Uso Medicinal:
Todas as partes da planta contêm mucilagem, tanino, açúcares e óleos essenciais. Ao longo da história, muitas propriedades foram atribuídas a ela, mas mencionaremos apenas aquelas que puderam ser demonstradas e comprovadas:
a) Béquica (acalma a tosse e a irritação da garganta): A avenca é especialmente indicada nas tosses secas provocadas por irritação das vias aéreas superiores (faringe, laringe e traquéia). Aplicada localmente, em gargarejos, alivia a secura e irritação da garganta.
b) Emoliente e expectorante: Recomendada como tratamento de apoio nas bronquites agudas e crônicas.
c) Antiespasmódica uterina: Alivia a menstruação dolorosa (dismenorréia) e regulariza a menstruação.
d) Fortalece o cabelo, evitando a queda.
Preparação e emprego:
Uso interno:
1. Infusão: 30g da parte aérea da planta, em um litro de água. Adoçar com mel e tomar até seis xícaras diárias.
2. Xarope: Decocção de 100g da parte aérea da planta, num litro água. Deixar ferver até que o líquido fique reduzido a uma terça parte. Coar e acrescentar cerca de 250g de mel. Toma-se às colheradas. Muito útil para acalmar a tosse rebelde das crianças.
Uso externo:
1. Cataplasmas: Esmagar 100g de avenca e aplicar diretamente sobre o couro cabeludo. Cobrir o emplasto com gaze ou pano de algodão, durante meia hora cada dia. Para fortalecer os bulbos capilares aplicar esse tratamento diariamente, durante uma ou duas semanas.
2. Gargarejos: Com a mesma infusão que se usa internamente.

Fonte: Portal Natural

Nenhum comentário:

Postar um comentário