domingo, 1 de abril de 2012

Calvície e Queda De Cabelo: Tratamentos Naturais

Confira neste artigo informações sobre esta doenças/problema de saúde bem como alguns tratamentos naturais que poderão lhe ajudar.

SINTOMAS
É com o cabelo da cabeça que estamos preocupados aqui. Existem vários tipos de perda de cabelo: calvície ou perda de cabelo (alopecia), perda de todos os cabelos (alopecia total), etc. Outro tipo de perda de cabelo é devido a cicatrização. Alopecia ocorre mais freqüentemente em homens, mas ocasionalmente em mulheres. Mais comum de todos é a calvície padrão masculina e feminina.

Um único cabelo geralmente dura de 2 a 6 anos e é, então, substituído por um novo cabelo. Quando a calvície começa, existe um excesso de cabelo mais curto e fino, tipo o que os bebês têm na cabeça.

Lembre-se de que é normal perder cerca de 100 cabelos por dia. Uma vez que o folículo piloso morre, ele nunca mais produz cabelos. Mas há casos em que o folículo não morreu, mas só deixou de produzir cabelo. Um tratamento cuidadoso pode restaurar o crescimento de pêlos.

CAUSAS
Hereditariedade(especialmente nos homens), fatores hormonais, envelhecimento ou doença sistêmica. A queda localizada de cabelo também poderia ser causada por cicatriz após um ferimento ou uma operação.

Outros fatores incluem má circulação, febre alta ou outra doença aguda, cirurgia, radiação (tratamentos raios-X), medicamentos, anestesia, dietas de redução drástica, estresse (deficiência de vitamina B), má alimentação, doença da pele, súbita perda de peso, deficiência de ferro, doença da tireóide, obesidade, pílulas de controle de natalidade, diabetes, deficiência vitamínica. Uma dieta nutritiva deve ser comida todo dia.

Uma importante causa da calvície é o uso de corantes capilares. Outra é usando secadores de ar quente.

Perda de cabelos em mulheres, na maioria das vezes, ocorre após a menopausa. Algumas mulheres perdem alguns cabelos durante o final da gravidez e 2 a 3 meses após o parto, devido as alterações hormonais, porém isto é normalizado geralmente dentro de 6 meses.

Hipotireoidismo pode causar queda de cabelo, bem como pouca vitamina A.

TRATAMENTOS NATURAIS
• A circulação no couro cabeludo (que é menor nos homens do que nas mulheres) deve ser melhorado. Massagear o couro cabeludo diariamente ajuda. Mantenha o couro cabeludo e os cabelos limpos. Evite excesso de shampoo.

• Deve haver quantidade adequada de proteína na dieta (especialmente sementes vegetais como o gergelim, abóbora, girassol, amêndoas) e levedura de cerveja. Não coma além da conta.

• Uma variedade de fatores afetam queda de cabelo. Minerais e vitaminas também são importantes para o crescimento de cabelos. Tome um bom complemento, pelo menos duas vezes por dia. Beba suco de vegetais frescos, pelo menos uma vez por dia. Tome vitamina A. Várias vitaminas B afetam especialmente o crescimento e a cor do cabelo. Outras vitaminas, como a E, também são importantes.


• Cha de cavalinha é rico em silício e minerais. Chá de alecrim(rosemary) ajuda a prevenir a calvície prematura e estimula a circulação da cabeça. Salvia(Sage) é um adstringente, e ajuda a estimular o crescimento. Yarrow ajuda a atividade do fígado.

• Evite sal, açúcar, tabaco e álcool. Excesso de sal e de açúcar aumenta a caspa e queda de cabelo. Evite grandes quantidades de vitamina A (100.000 unidades diárias por longos períodos).

• Cuidado com as drogas, minoxidil. Embora dadas para restaurar cabelo, são caras e podem causar danos ao coração. O cabelo produzido, geralmente, é de uma má qualidade, e tende a cair quando pára-se de tomar a droga. (como sempre, consulte um bom médico antes de decidir-se por qualquer tratamento ou medicamento)

• Algumas pessoas colocam um pouco de pimenta caiena em seu couro cabeludo. Ele certamente trará o sangue, e pode mesmo produzir alguns cabelos! Mas pode chegar aos olhos! A maioria das pessoas não está preparada para lidar com esse método extremo. Portanto, cuidado!

Aqui estão mais algumas sugestões:

• Tente esfregar o suco de um marmelo sobre a área careca cada dia. Coma linhaça e beba chá de salva diariamente. Iodo em sua dieta pode ajudar. Para queda de cabelo, tente molhar o couro cabeludo diariamente com um forte chá de alecrim (rosemary), salva ou casca de carvalho branco.

• Tente, acima de tudo, ir a um programa limpeza com sucos por uns dias, bem como limpar o intestino. Então, coma somente alimentos nutritivos, e não mais alimentos pobres e que não fazem bem ao seu corpo.

• Faça o seu tratamento de cabelo fielmente, por dois meses. Somente após esse período você deverá começar a ver os resultados.

• Nunca utilize sabonetes fortes ou sprays para cabelo.

• Chapéus e perucas são susceptíveis a causarem queda de cabelo mais rapidamente, uma vez que limitam o ar para o couro cabeludo.

INCENTIVO
A felicidade aqui na Terra está constantemente em mudança. Mas Deus pode lhe dar paz e descanso incomparáveis. Tenha fé e deixe que Deus habite em seu coração. Ele lhe ajudará em suas necessidades.

Fonte: Portal Natural

Nenhum comentário:

Postar um comentário