domingo, 1 de abril de 2012

Erva-dos-Cantores


Planta medicinal indicada para rouquidão, inflamação das cordas vocais, etc
Uma planta que combate a rouquidão, inflamação das cordas vocais e outras irritações da garganta.
facilmente encontrado em terrenos baldios e próximos dos lugares habitados em toda a Europa, o rinchão é uma planta conhecida também no continente americano. Seu nome científico é Sisymbrium officinale Scopoli. Da família das crucíferas, a planta ainda tem outros nomes populares: erva-rinchão, erísimo, erísimo-das-boticas e ervas-dos-cantores.
Sua altura varia de 40cm a um metro de altura. Possui caule rígido e ereto. As folhas são grandes e profundamente divididas em vários lóbulos. Já as flores são pequenas, de cor amarelo-pálida. Dela se utilizam as flores e as folhas.
Propriedades e Indicações:
O rinchão é semelhante à mostarda, no seu aspecto, sabor e composição.
Contém um óleo essencial sulfurado que, quando entra em contato com a mucosa da boda e da faringe, provoca, por um mecanismo reflexo, maior afluxo de sangue à laringe e aos brônquios. Esse afluxo favorece a secreção mucosa e a expectoração.
A planta possui propriedades béquicas, acalmando a tosse e a irritação da garganta, com efeito antiinflamatório e expectorante.
É útil nos casos de faringite, rouquidão ou afonia por laringite (inflamação das cordas vocais) e bronquite.
Preparação e emprego:
Uso interno:
Infusão: colocar 50g de flores em um litro de água. Adoçar com mel, e tomar (quente) até seis xícaras por dia.
Uso externo:
Bochechos e gargarejos: usar a mesma infusão empregada para o uso interno. Deve-se cuidar para não engolir o líquido usado para bochechos e gargarejos.
Melhores resultados serão obtidos quando combinados o uso interno e o uso externo.

Fonte: Portal Natural

Um comentário: