segunda-feira, 2 de abril de 2012

Uso das Plantas: Vapores



Dicas de utilização e benefícios
São famosos os benefícios proporcionados pelo vapor. É uma prática realmente útil, eficaz e muito simples quanto à aplicação.

Exemplos de vapor:
Vapor de peito e cabeça:
Quando você submete ao vapor da planta curativa só o peito e a cabeça. exemplo: vapor de peito e cabeça para dores nevrálgicas da face e do pescoço.

Material necessário:
  • Uma panela de 4 a 6 litros de capacidade
  • Chá sem coar da erva indicada
Para dores nevrálgicas use:
  • 1 ramo de eucalipto
  • 4 colheres (sopa) de sálvia
  • 4 colheres (sopa) de alfazema
  • 1 plástico suficiente para cobrir o corpo, ou cobertores
  • Local seguro para aplicação
Como proceder:
Coloque o chá sem coar, fervendo, até a metade da capacidade da vasilha escolhida. Assim, a vasilha com capacidade de 4 litros receberá 2 litros de chá. A vasilha com capacidade para 6 litros receberá 3 litros do chá. Tampe a vasilha. Sente-se num banquinho. Apóie muito bem a vasilha com o chá em outro banquinho. Cubra o corpo despido da cintura para cima com o plástico ou cobertores. Abra a tampa da panela, devagar, só um pouquinho, na medida que você suporte o vapor. Vá abrindo mais a tampa da panela até retirá-la completamente. Permaneça durante 20 a 30 minutos. retire o plástico ou cobertas e resfrie rapidamente o corpo com fricção fria.
São muito úteis os banhos de vapor local para os casos de afecções das vias respiratórias.
Você pode submeter qualquer parte do corpo ao vapor do chá da planta, como preparação para outras aplicações, quando esse procedimento for indicado ao caso.
Casos para aplicação do vapor: Dores reumáticas, musculares, articulares e nevrálgicas, resfriados, gripes, catarros, tosses, febre quando houver frio intenso.
Nos membros com eczemas e coceiras, geralmente esse procedimento prepara o corpo para receber o benefício de outros procedimentos da medicina natural.

Fonte: Portal Natural

Nenhum comentário:

Postar um comentário